Como foi a sexta-feira do GP de San Marino de 1994
7 destaques do GP da Espanha de MotoGP
7 destaques da corrida sprint da MotoGP na Espanha
5 destaques dos treinos da MotoGP na Espanha
Fórmula 1

Fórmula 1 cogita corridas de classificação em 2021, mas descarta grid invertido

Ideia rejeitada pelas equipes em 2019 e 2020, as corridas de classificação voltaram à pauta da Fórmula 1. No entanto, o novo chefão, Stefano Domenicali, já descartou o grid invertido com base na pontuação do campeonato

Largada para um fim de semana lotado (Foto: AFP)

Largada para um fim de semana lotado (Foto: AFP)

 

A Fórmula 1 segue firme na busca por novos formatos para seus finais de semana. Além da redução do tempo dos treinos livres em 2021, a categoria procura outras novidades e, mais uma vez, a que surge forte em pauta é a das corridas de classificação. A ideia, que já foi rejeitada três vezes em dois anos pelas equipes, agora vem modificada: caiu a proposta do grid invertido.

Novo chefão da categoria, Stefano Domenicali deixou claro que a corrida de classificação ainda é a ideia que mais agrada a F1 entre os novos formatos possíveis. Agora, porém, o comandante está mais otimista com a possibilidade de aprovação, já que o grid invertido era um dos pontos que mais incomodavam os times.

“A ideia de ter grid invertido já não existe mais. Mas acho que é importante pensarmos em coisas novas, termos ideias que deixem as coisas mais atraentes, interessantes. Mas não precisamos perder o lado tradicional da corrida. O que aprendemos durante o período em que ficamos mexendo muito na classificação é que isso não foi legal, precisamos evitar. Agora acho que temos a estabilidade”, disse o chefão da categoria em coletiva.

Sonhou com a Williams na primeira fila? Melhor desistir (Foto: Williams)

O sistema antes proposto era o seguinte: em determinadas etapas, não haveria a classificação tradicional, mas, sim, uma corrida de classificação, em esquema sprint, ou seja, bem mais curta que a convencional: apenas 30 minutos. O polêmico grid de largada dela teria a ordem inversa da classificação do campeonato até aquele momento, o que significaria dizer, com base nos últimos anos, que a Williams estaria com a pole e a Mercedes apareceria na última fila.

“O que estamos já pensando é na corrida de classificação no sábado. Estamos pensando se isso pode já ser testado em 2021. Há discussões entre as equipes, eu acho que isso pode ser a saída interessante”, completou.

A intenção da F1 é que as corridas de classificação já possam ser testadas em 2021, mas, é claro, as equipes vão precisar aprovar antes. Ainda não foi especificada a maneira como o grid delas seria formado.