Fórmula 1 prepara teste de nova regra sobre uso de pneus na classificação em 2023

Os jogos de pneus fornecidos para o sábado passariam de 13 para 11, com os macios sendo reduzidos pela metade. E as equipes seriam obrigadas a usar cada tipo de composto em uma parte da classificação

A Fórmula 1 vai testar em 2023 novas regras sobre o uso de pneus na classificação. Em reunião realizada ontem (29) entre a categoria e a FIA (Federação Internacional de Automobilismo), ficou decidido uma redução no fornecimento dos compostos, passando de 13 para 11 jogos, com as equipes sendo obrigadas a usar determinado tipo de borracha em cada parte da classificação de sábado.

Essa mudança, de acordo com comunicado emitido pela categoria, tem por objetivo “um uso mais sustentável de pneus”. O “Formato Revisado de Classificação”, como será chamado, ainda não tem locais definidos para os testes.

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Charles Leclerc na classificação em Ímola. F1 quer mudar regra de pneus para sábado (Foto: Ferrari)

Atualmente, a formação do grid é feita da seguinte forma: os carros vão à pista em três seções. No Q1, todos participam, e passam ao Q2 os 15 melhores. Em seguida, esse grupo retorna, avançando ao Q3 os dez mais rápidos que irão disputar a pole-position.

A mudança seria quanto à escolha dos compostos. Para a primeira parte, os pilotos teriam obrigatoriamente de usar pneus duros; no Q2, os compostos seriam os médios; e no Q3, os jogos de pneus macios. A determinação, no entanto, não vale para condições de pista molhada, com as equipes podendo escolher qualquer tipo de borracha para os seus carros.

“A Comissão concordou por unanimidade testar uma redução na alocação de pneus de 13 para 11 conjuntos em dois eventos na temporada 2023. Isso será feito para avaliar o impacto da redução na distribuição de pneus na corrida, com a intenção geral de mudar para um uso mais sustentável de pneus no futuro”, diz a declaração oficial da FIA em conjunto com a F1.

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Sobre a redução nos conjuntos fornecidos às equipes, cada piloto teria direito a três sets de pneus duros, quatro sets de pneus médios e quatro de pneus macios. Atualmente, o piloto tem à disposição até oito sets de compostos macios para a disputa da pole-position.

Uma das regras sobre o uso de pneus na classificação foi introduzida em 2014 e determinava que os pilotos que fossem ao Q3 largassem com os pneus usados no Q2. Porém, ela foi abolida esse ano.

A Pirelli é a responsável pelo fornecimento de pneus para a F1 e tem contrato até o fim da temporada 2024. Uma nova licitação será feita ano que vem, e a marca italiana admitiu que não sabe se permanecerá na categoria.

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