Bortoleto vê 1º dia “interessante” em testes aerodinâmicos e quilometragem com Sauber
Gabriel Bortoleto ficou responsável por guiar o C45 no período da tarde e terminou o dia como o 12º mais rápido. Brasileiro se disse "bem feliz" com a experiência, mas admitiu que ainda há muito o que aprender
Gabriel Bortoleto finalmente pôde conhecer a sensação de participar oficialmente dos testes coletivos de pré-temporada da Fórmula 1, que começaram nesta quarta-feira (26), no Bahrein. De acordo com o brasileiro, o objetivo da Sauber era realizar algumas avaliações aerodinâmicas para obter dados importantes, mas destacou que a experiência a bordo do C45 foi “bem interessante”.
O pontapé inicial para o campeonato de 2025 começou com Andrea Kimi Antonelli, encarregado de substituir Lewis Hamilton na Mercedes, sendo o responsável pelo tempo mais rápido da primeira parte da sessão, logo pela manhã. No período da tarde, porém, Lando Norris cravou a melhor marca do dia e colocou a McLaren no topo da tabela de tempos, enquanto George Russell e Max Verstappen fecharam o top-3.
Bortoleto, por sua vez, foi escalado para assumir o carro do time suíço nas últimas horas de atividades. No total, o atual campeão da Fórmula 2 completou 59 voltas e anotou 1min31s690 como melhor giro no cronômetro — 1s260 atrás do líder. De qualquer maneira, o #5 ficou à frente de Nico Hülkenberg, companheiro de time, que encerrou o primeiro dia em 18º.
“Meu primeiro dia oficial com o C45 foi uma experiência bem interessante. Focamos em algumas avaliações aerodinâmicas ao longo da sessão, testando diferentes aspectos e acumulando uma quilometragem útil. Perto do final, tínhamos alguns jogos novos de pneus para forçar um pouco mais e nos divertir”, começou.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ LEIA TAMBÉM: GPTV alcança 2 milhões de espectadores e prepara novos formatos de exibição
“Sinceramente, não há muito o que dizer. No geral, estou bem feliz com o que conseguimos alcançar hoje. Depois do primeiro dia, sempre há muito o que aprender e melhorar. É só o começo, então vamos trabalhar pesado para colocar tudo no lugar e, claro, ser rápido na pista. Estou ansioso para voltar ao carro amanhã”, continuou Bortoleto.
A programação do time de Hinwil para o segundo dia de testes, nesta quinta-feira, será a mesma: Hülkenberg abre os trabalhos e leva o bólido preto e verde à pista na parte da manhã, enquanto Gabriel fica responsável pelas últimas horas.
O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do período de testes da F1 e acompanha tudo que acontece no Bahrein em TEMPO REAL. As atividades acontecem entre os dias 26 e 28 de fevereiro, sempre com duas atividades por dia, uma entre 4h e 8h (de Brasília, GMT-3) e outra entre 9h e 13h. A estreia do campeonato está programada para acontecer duas semanas depois, entre os dias 14 e 16 de março, no GP da Austrália.

