GP às 10: Hamilton assume posição como atleta mais relevante e importante do mundo

Flavio Gomes não tem dúvidas: Lewis Hamilton é o melhor em tudo, dentro e fora das pistas. O jornalista analisou não somente o tamanho do feito logrado pelo novo heptacampeão mundial de Fórmula 1, mas a capacidade que o britânico tem de levar ao mundo inteiro, a bilhões de pessoas, sua mensagem contra o racismo e a injustiça social, por exemplo

Flavio Gomes, no GP às 10 desta terça-feira (17), faz uma reflexão sobre a posição que o novo heptacampeão mundial de Fórmula 1 ocupa dentro das pistas, pelo seu incrível êxito e por se firmar como o maior campeão da principal categoria do automobilismo, mas também fora do esporte.

E LeBron James? Democracia Corinthiana? Claro que, ao longo dos anos, ao longo da história, muitos atletas se manifestaram de forma eloquente, de forma veemente, contra o racismo, contra as ditaduras. A Fórmula 1 é Mundial, corre no mundo inteiro, e isso há muito tempo. É vista por bilhões de pessoas ao redor do planeta. É um esporte que tem esse caráter global antes mesmo do termo globalização ter sido cunhado como característica de alguma atividade comercial ou esportiva.

O que Hamilton faz ao se engajar em causas antirracistas, justiça social, ecologia e meio ambiente, tem muito eco. Não só na F1, graças à F1, como também nas suas redes sociais. Um atleta que tem enorme alcance nas redes sociais. O que ele fala é ouvido. Na imensa maioria das vezes, o esportista, o atleta, o torcedor, até o jornalista, evitam o tema: ‘Ah, não pode misturar esporte com política’. Claro que pode! Claro que tem! Até pelo alcance que o esportista tem ao falar com milhões de pessoas.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Hamilton traz à tona uma discussão que a F1 nunca teve, que os pilotos da F1 nunca tiveram, nunca travaram. Ele está mostrando que isso é importante. Sebastian Vettel reforça o discurso e leva para a Turquia o capacete da inclusão. É muito importante que atletas se manifestem, falem, defendam essas causas. E Hamilton está na frente nesta batalha para que o mundo seja um lugar melhor para se viver.

Hamilton é um personagem gigantesco para além do que ele faz na pista. Palmas para Lewis Hamilton e para todos aqueles que empunham essas bandeiras, que travam essas batalhas.

Flavio Gomes também analisa o GP da Turquia de tantos personagens, como o próprio Hamilton como protagonista, mas também de outros grandes nomes como Sergio Pérez e Sebastian Vettel. E exalta a corrida do heptacampeão: “Se não foi a maior vitória da carreira, foi uma delas”.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.