GP de Miami impede Trump de usar área vip em paddock para arrecadação eleitoral

Donald Trump tinha a pretensão de utilizar a Paddock Club Rooftop Suite durante o GP de Miami para levantar fundos para a campanha eleitoral. Organização do evento não quis comentar sobre o caso

Apesar de o GP de Miami ser marcado pelas inúmeras celebridades desfilando no paddock — e da Fórmula 1 gostar dessas presenças —, Donald Trump pode ter sua participação barrada na corrida de 2024. Isso porque a organização do evento constatou que o ex-presidente dos Estados Unidos tinha planos de realizar um evento em uma das áreas vips. O objetivo seria levantar fundos para sua campanha eleitoral. 

Na última sexta-feira (26), a organização do GP de Miami enviou uma carta de cessação e desistência, informando que o Paddock Club Rooftop Suite não pode ser utilizado para arrecadar fundos para campanha política. Embora o beneficiado com o evento seja Trump, a notificação foi enviada para Steven Witkoff, amigo próximo do americano e que já lhe ajudou em um processo judicial. A suíte também foi comprada por Witkoff.

“Chegou ao nosso conhecimento que você pode estar usando sua Paddock Club Rooftop Suite para um propósito político, ou seja, arrecadar dinheiro para uma eleição federal a US$ 250 mil (cerca de R$ 1,2 milhão na cotação do dia) por ingresso, o que viola claramente o contrato de licença da suíte do Formula 1 Crypto.com Miami Grand Prix. Se isso for verdade, lamentamos informar que sua licença de suíte será revogada, você não terá permissão para participar da corrida em nenhum momento e nós o reembolsaremos integralmente”, informou a carta.

O GP de Miami vai contar com uma corrida sprint em 2024 (Foto: Red Bull Content Pool)

Os termos da suíte não permitem que ela seja utilizada para fins “publicitários, promocionais ou comerciais” sem o consentimento prévio por escrito do promotor do evento e das entidades ligadas à F1. De acordo com o portal The Washington Post, Witkoff não quis se aprofundar sobre o caso, mas garantiu que as alegações são “falsas”. O porta-voz do GP de Miami não quis comentar sobre o caso.

Fórmula 1 retorna de 3 a 5 de maio para a disputa do GP de Miami, o primeiro de três que acontecem nos Estados Unidos na temporada 2024.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.