Há três anos sem pontos, Gutiérrez fala em “converter frustração em motivação” para voltar ao top-10 e encerrar jejum

A única vez que Esteban Gutiérrez somou pontos na F1 foi em sua primeira temporada, no GP do Japão de 2013, há quase três anos. Desde então, o mexicano disputou outra temporada pela Sauber, ficou um ano como piloto reserva da Ferrari e voltou em 2016 ao grid pela Haas, mas ainda não convenceu e continua no zero

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Quando Esteban Gutiérrez foi alçado da GP2 para a F1 como titular da Sauber, em 2013, havia uma certa expectativa sobre seu desempenho, já que não havia feito feio na categoria de base e, em 2010, foi o primeiro campeão da GP3. Mas desde que passou a fazer parte do Mundial de F1, tudo o que o mexicano nascido em Monterrey conseguiu foram apenas seis pontos e nada mais. Seu melhor resultado foi conquistado no GP do Japão de 2013, quando terminou em sétimo lugar em 13 de outubro daquele ano, quando estava na Sauber. Desde então, quase três anos depois, Esteban segue zerado.
 
Em 2014, Gutiérrez fez outra temporada pela Sauber, mas a equipe vivia seu pior momento na F1 e encerrou o campeonato sem pontos. Além de Esteban, o time suíço contava com o experiente Adrian Sutil. Sem espaço no grid, o mexicano contou com o amplo apoio das empresas do bilionário Carlos Slim e acabou ganhando um lugar como piloto reserva da Ferrari em 2015, tendo a chance de aprender ao lado de dois campeões do mundo: Sebastian Vettel e Kimi Räikkönen.

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);

A primeira e única vez que Gutiérrez pontuou na F1 foi há três anos, em Suzuka (Foto: Getty Images)
Nesta temporada, Esteban recebeu uma rara segunda chance na F1 e foi contratado pela novata equipe norte-americana Haas para ser titular, tendo como companheiro de equipe o forte Romain Grosjean. O franco-suíço surpreendeu logo de cara com bons pontos e já somou 28 em 16 corridas disputadas, enquanto Gutiérrez permanece zerado no Mundial.
 
O mexicano não consegue esconder a insatisfação com o atual momento e tem em Suzuka uma inspiração a mais ao voltar ao lugar dos seus únicos pontos na F1.
Esteban Gutiérrez é a cara da frustração com o atual momento na F1 (Foto: Haas)
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

“Estou extremamente faminto por terminar entre os dez primeiros. Todos na equipe estão trabalhando duro por isso. Todos vamos na mesma direção e, ainda que seja um pouco frustrante, convertemos isso em motivação para melhorar e chegar ao top-10”, declarou.

 
Gutiérrez ficou perto dos pontos em algumas corridas neste ano. Ao todo, o mexicano teve como melhor resultado cinco 11º lugares, nos seguintes circuitos: Barcelona, Mônaco, Spielberg, Hockenheim e Singapura. Em Sepang, Esteban abandonou depois de perder uma roda do seu carro durante o GP da Malásia. No Japão, como há três anos, o piloto de 25 anos espera ter ao menos um pouco mais de sorte.
fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.