Haas estabelece 6º lugar no Mundial de Construtores como meta para temporada 2024
Ayao Komatsu, chefe da Haas, destacou a curta distância para a RB na tabela e apontou como “objetivo esportivo” do ano atingir o sexto lugar
A Haas tem se superado depois de uma pré-temporada pouco inspiradora e um início fraco de campeonato em 2024. No entanto, com 20 pontos somados nos GPs da Áustria e Inglaterra, o time norte-americano se posicionou para brigar por mais no Mundial de Construtores. Ayao Komatsu, chefe da equipe, destacou que o objetivo agora é fechar o ano na sexta posição.
Com 27 pontos ao todo, a Haas está em sétimo no Mundial de Construtores e próximo da RB, time que ocupa neste momento o sexto posto. A equipe irmã da Red Bull só somou seis pontos nas últimas quatro rodadas, o que possibilitou a aproximação da esquadra americana.
Com isso, Komatsu enxerga como uma meta realista passar a escuderia de Faenza até o final da temporada.
“Olhando para agora, estamos sete pontos atrás do sexto, que é a RB, então temos de tentar chegar à sexta posição no campeonato. Essa é a meta para o resto da temporada”, disse.
No entanto, a Haas vem de uma sequência de duas corridas sem pontos. No GP da Hungria, Nico Hülkenberg foi o 13º, enquanto Kevin Magnussen cruzou a linha de chegada em 15º. Já em Spa-Francorchamps, o alemão terminou em 18º, a última posição entre os carros que completaram a prova, e o norueguês foi o 14º.
Komatsu entende que é necessário reagir já na próxima etapa, no GP dos Países Baixos, e encontrar os motivos que levaram a Haas a não performar bem nas últimas duas provas.
“Logo após o recesso, em Zandvoort, veremos se conseguimos ter um bom desempenho e voltar a somar pontos. Budapeste e Spa foram difíceis. Estamos investigando os motivos pelos quais não conseguimos desempenhar bem nessas duas corridas”, afirmou.
“É tarde demais para influenciar o desenvolvimento, porque já está concluído para o restante da temporada. Mas em termos de como configuramos o carro na pista e administramos os pneus, qualquer aprendizado que possamos tirar de Budapeste e Spa seria benéfico. Então é um processo contínuo, mas o objetivo esportivo seria tentar lutar pelo sexto lugar”, concluiu.
A Fórmula 1 voltará às pistas entre os dias 23 e 25 de agosto para o GP dos Países Baixos, em Zandvoort.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ LEIA TAMBÉM: Alonso apresenta sinais de cansaço com Aston Martin. E fim da linha já parece próximo