Chefe da Haas acusa F1 de ser “apelativa” com mensagens de rádio sobre Mazepin

Guenther Steiner, chefe de equipe da Haas, minimizou críticas feitas a Nikita Mazepin, que novamente protagonizou polêmicas no GP de Portugal. O russo atrapalhou Sergio Pérez, então líder da prova

Lewis Hamilton conquistou a vitória 97 na F1: assista aos melhores momentos do GP de Portugal de F1 (Foto: GRANDE PREMIO com Reuters)

Na esteira do GP de Portugal, realizado no último domingo (2) em Portimão, a Haas saiu em defesa de Nikita Mazepin, chamado de “idiota” por Sergio Pérez, da Red Bull. O chefe Guenther Steiner veio a público para minimizar o ocorrido e se dizer satisfeito com o desempenho geral no fim de semana.

“O que é dito sob circunstâncias de corrida, quando alguém está no seu caminho… você normalmente não diz ‘esse cara não foi legal’, você o chama de algo a mais. Quem não faz isso?”, disse Steiner.

“Sabemos que o Nikita é um pouco bad boy, ele tem feito esse estilo há um tempo. E os comentários nas transmissões da Fórmula 1 são sempre nessa linha porque vocês gostam de ouvir isso. Se os comentários forem gentis e suaves, ninguém dará importância a eles. É um pouco apelativo do lado deles, mas estamos no ambiente de corridas e show business, o que faz parte”, seguiu.

“Eu não creio que afete ele. Eu não gostaria que falassem isso de mim, mas se isso te afeta, você deve procurar outro trabalho. Vai e arruma algo diferente se você é mais sensível”, destacou.

“Se você não conhece a pessoa, não julgue o que ela disser. Eu preciso conhecer a pessoa antes de fazer um julgamento ou uma crítica, e estou ainda neste processo, mas acho que o Nikita é muito direto no modo de falar e todos podemos viver com isso. Uma vez que você está em uma equipe você se acostuma com as pessoas, como elas se comunicam. Às vezes o que soa duro para vocês é algo comum para nós”, refletiu.

A respeito do incidente na corrida, quando ignorou a bandeira azul dada, Mazepin assumiu a culpa e aproveitou para expor o descontentamento com o resultado de pista, onde ele terminou na última colocação, a mais de um minuto de distância do penúltimo colocado, Nicholas Latifi, da Williams.

“Totalmente erro meu nisso. Mudamos para o plano C no meio da corrida e, para ser honesto, esperava sair sozinho na pista. Eu não recebi um aviso da equipe, mas isso não é desculpa neste caso. Foi minha culpa. Já me desculpei com o Checo [Pérez]”, disse Mazepin.

Mazepin segue com dificuldades na Haas (Foto: Haas)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Steiner seguiu e minimizou o desempenho ruim do piloto russo, celebrando o ritmo de corrida da Haas, que segundo ele, foi igual ou melhor que o da Williams, principal adversária da equipe norte-americana no Mundial.

“Se você olhar o final de semana, no terceiro treino livre, eles estavam próximos, assim como nas vinte primeiras voltas com os compostos C2. Creio que ele [Mazepin] estava quatro segundos atrás, então nós o chamamos para evitar tráfego na saída dos boxes. Por isso vocês viram uma grande diferença entre eles e depois ainda fizemos um pit-stop adicional”, destacou,

“Mick tem um pouco de vantagem, mas eu não diria que ele é tão rápido ou que o Nikita é tão ruim. Eles fizeram três corridas, eu não tiraria conclusões precipitadas. Precisamos esperar um pouco mais. Talvez  o Nikita demore um pouco mais para se acertar”.

Contente com o 17º lugar conquistado em Portugal, Mick Schumacher seguiu a linha de raciocínio do chefe e celebrou a disputa com a equipe britânica. “Fiquei surpreso ao ver George [Russell] tão próximo de nós, tendo largado na 11ª posição. Estamos nos esforçando para ficar mais próximos a cada dia. A equipe trabalha duro para nos dar o carro que precisamos e sentimos que estamos próximos de aperfeiçoar nosso carro”, disse Schumacher.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.