Haas entra com recurso e pede 22 punições a Pérez no GP dos Estados Unidos

A Haas analisou as onboards dos carros da F1 no GP dos EUA e acredita ter novas evidências para pedir punições a Sergio Pérez, Lance Stroll, Logan Sargeant e Alexander Albon por limites de pista. Sucesso no protesto mudaria completamente o resultado e elevaria Nico Hülkenberg ao sétimo lugar

Incomodada com o controle da Fórmula 1 sobre os limites de pista no GP dos Estados Unidos, a Haas entrou com um recurso sobre o resultado da 19ª etapa da temporada 2023. Na última sexta-feira (3), a equipe americana enviou uma carta de 28 páginas à FIA fazendo valer seu direito de revisão e espera uma resposta da entidade para os próximos dias. No entanto, não há um prazo específico de tempo para isso.

A questão dos limites de pista, que já foi uma dor de cabeça para a Fórmula 1 em etapas como Áustria e Catar, voltou a aparecer nos EUA. De acordo com os sensores, 35 incidentes relacionados à regra foram identificados, mas apenas Alexander Albon foi punido, com 5s.

A questão é que a Haas analisou as câmeras onboard de todos os carros que disputaram a etapa americana e encontrou um número muito maior de infrações, o que motivou a equipe a buscar uma apelação junto à entidade. Vale lembrar que, após o fim da corrida, imagens do RB19 de Sergio Pérez indicaram que o mexicano também passou por fora dos limites na curva 6 cerca de 21 vezes.

Segundo o diretor de prova Niels Wittich, a qualidade das imagens produzidas pela câmera da curva 6 dificultou a análise da FIA, e não foi possível definir claramente se os pilotos excederam os limites naquele ponto.

Sergio Pérez foi flagrado ultrapassando os limites de pista diversas vezes na curva 6 (Foto: AFP)

No entanto, a Haas analisou as imagens dos carros, identificou um total de 17 infrações na mesma curva e acredita ter novas evidências para reabrir o caso. De acordo com a avaliação da equipe, Albon deveria ter recebido outros 15s de punição, totalizando 20s ao fim da corrida.

Porém, o protesto não para por aí. Ainda segundo o time americano, três outros pilotos também escaparam ilesos: Logan Sargeant deveria ter recebido três penalidades de 5s, Lance Stroll outras 19 de 5s, e Pérez, na avaliação da Haas, incríveis 22 punições de 5s.

Caso o protesto da equipe seja aceito, a ordem da classificação final ficaria da seguinte forma: Max Verstappen, Lando Norris, Carlos Sainz, George Russell, Pierre Gasly, Yuki Tsunoda, Nico Hülkenberg, Valtteri Bottas, Logan Sargeant e Pérez.

Lance Stroll também entrou na mira da Haas (Foto: AFP)

O alemão da Haas, assim, ganharia quatro posições em relação ao resultado atual, somando seis pontos a mais na briga da equipe para escapar da última colocação no Mundial de Construtores.

GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO e EM TEMPO REAL e cobre o GP de São Paulo de Fórmula 1 ‘in loco’ com Evelyn GuimarãesGabriel CarvalhoGabriel CurtyJoão Pedro NascimentoLuana MarinoPedro Henrique Marum Rodrigo Berton.

Em SEGUNDA TELA, o GP acompanha a etapa com transmissões da classificação, da sprint e da corrida. Na sexta-feira, no sábado e no domingo, o BRIEFING repercute tudo que acontece na etapa brasileira.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.