Haas diz “não ter nada a esconder” e convida FIA a inspecionar carro “quando quiser”

Guenther Steiner garantiu que a relação da Haas com a Ferrari é totalmente dentro do regulamento da F1, mas aproveitou para dizer que a FIA pode até fazer inspeções diárias no carro, caso deseje

O salto de desempenho da Haas esse ano em comparação a 2021 segue sendo assunto entre as equipes rivais, que desconfiam de possíveis irregularidades na relação do time americano com a Ferrari. Há quem diga, inclusive, que ela seria uma espécie de equipe B da Fórmula 1, mas Guenther Steiner tratou de dizer que as portas estão abertas para a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) inspecionar o trabalho da Haas “quando quiser”.

O regulamento de construtores permite que algumas informações em termos de eletrônica e aerodinâmica sejam compartilhadas, porém as equipes são obrigadas a construírem suas próprias peças, como freios e chassi.

No caso da relação entre Ferrari e Haas, o time americano usa o túnel de vento dos italianos, além de peças permitidas, como o motor (assim como a Alfa Romeo), caixa de câmbio e suspensão. Eles ainda possuem um escritório em Maranello, sede da equipe italiana.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Mick Schumacher no treino livre em Ímola (Foto: Haas)

“A FIA está acompanhando bem o que estamos fazendo”, disse o chefe da Haas. “Eles estiveram novamente em nossos escritórios para inspecionar, e eu os convido: podem vir uma vez por semana, uma vez ao dia, quando quiserem”, garantiu Steiner.

Embora não haja nenhuma investigação formal, equipes como a Mercedes já manifestaram o desejo de uma reforma no regulamento para que essas ligações entre as equipes sejam esclarecidas.

O comentário foi feito por Toto Wolff, e não agradou em nada Steiner. “Nós não temos nada a esconder. Trabalhamos de acordo com os regulamentos, então não sei o que a FIA… Se há uma investigação em andamento, se eles responderam a essas pessoas, eu não sei sobre isso.”

LEIA MAIS
+ Leclerc supera rodadas em pista molhada e lidera TL1 do GP da Emília-Romanha

Apesar da situação controversa, o chefe da equipe americana admitiu que “depois de um tempo, você se acostuma”, ressaltando que está com a consciência tranquila quanto ao trabalho que tem desempenhado.

“Sabendo que não estamos fazendo nada de errado, esse é um bom lugar para se estar”, finalizou.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.