Chefe da Haas vê dono da equipe disposto a investir na F1: “Só não quer desperdício”

Ayao Komatsu revelou que a Haas precisa ser "responsável e eficiente" com o que tem para convencer proprietário da equipe a investir mais na Fórmula 1

Chefe de equipe da Haas desde o início do ano, Ayao Komatsu revelou que não fica nem um pouco preocupado com a possível falta de investimentos na equipe por parte do proprietário, Gene Haas. De acordo com o japonês, o empresário norte-americano conversou com ele logo após a sua promoção ao cargo de chefia, garantindo que iria aplicar dinheiro somente se a escuderia alcançasse algumas metas iniciais estabelecidas por ele.

A falta de investimentos para ajudar no desenvolvimento da estrutura operacional foi uma das grandes críticas levantadas por Guenther Steiner quando o mesmo deixou o comando do time de Nico Hülkenberg e Kevin Magnussen, em janeiro. Na época, o italiano, que trabalhou na função de comandante entre 2016 e 2023, afirmou que as instalações da Haas são ultrapassadas e, por isso, se torna impossível conseguir resultados muito melhores do que os dos últimos anos — a esquadra foi a última colocada do Mundial de Construtores no certame passado.

No entanto, Komatsu deixou claro que a situação não parece ser bem assim. O ex-engenheiro de pista revelou uma conversa que teve com Gene logo após se tornar chefe, e lembrou que o mandatário apenas pediu algumas provas de que ele seria capaz de colocar ordem na casa antes que qualquer quantia de dinheiro fosse aplicada.

“Fui nomeado oficialmente em 10 de janeiro, certo? A mensagem de Gene desde o primeiro dia foi muito clara: ele disse que tinha dinheiro e que estava pronto para investi-lo”, disse Ayao. “Mas temos de mostrar a ele que podemos usar o dinheiro de forma responsável e eficiente. Ele não quer ver desperdício. Há um motivo para ele ser bilionário, certo?”, continuou.

A conversa entre o agora chefe Ayao Komatsu e Gene Haas (Foto: LAT/Haas)

“Então, quando olhei para a equipe, existiam muitas áreas em que poderíamos melhorar. É por isso que não fiquei muito preocupado com sua mensagem inicial: ‘Vamos, vocês precisam me mostrar que estão usando meu dinheiro de forma responsável. Alcancem uma determinada posição, aí penso no investimento'”, lembrou Komatsu.

“Sei que ele realmente investirá quando chegarmos a esse estágio. E ele já encomendou um novo motorhome para o próximo ano, o que não é um investimento pequeno”, observou o chefe.

No entanto, Ayao deixou claro que a compra do motorhome foi feita antes do início da atual temporada, na qual a Haas ocupa a sétima posição do campeonato e vem mostrando sinais animadores de que acertou na escolha do novo caminho a seguir. Até agora, o japonês afirmou que está “apenas tentando recuperar a confiança da equipe”, e que Gene está cumprindo a sua promessa, já que novas contratações são esperadas para os próximos meses.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente:Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

A Haas é a atual sétima colocada no Mundial de Construtores (Foto: Haas F1 Team)

“E agora também estamos contratando de forma razoável — pelo tamanho do nosso pessoal, uma parcela decente de novas contratações está aprovada. Então, sim, Gene agora está agindo de acordo com o que me disse. Portanto, não estou preocupado que ele não vá investir. Ele investirá. Mas temos de fazer a nossa parte, que é usar o dinheiro dele com responsabilidade”, finalizou o chefe da Haas.

Fórmula 1 volta entre os dias 19 e 21 de abril, para o GP da China, retorno da etapa ao calendário pós-pandemia, com cobertura completa do GRANDE PRÊMIO.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.