Hamilton explica como safety-car “estragou” estratégia para bater Bottas na Áustria

Lewis Hamilton já havia traçado o plano para Valtteri Bottas no GP da Áustria, mas só ficou na vontade em razão do protagonismo do carro de segurança em alguns momentos

Durante boa parte do GP da Áustria do último domingo (5), o esperado domínio da Mercedes foi completo: Valtteri Bottas na frente e Lewis Hamilton como única ameaça à vitória de ponta a ponta do finlandês. Ao final, o britânico foi punido e acabou caindo para quarto, mas o duelo interno pela liderança esteve próximo de acontecer.

Assim, após a primeira prova da temporada, Hamilton comentou como tentaria passar Bottas, e qual a razão que impediu que tal feito fosse alcançado.

“O fato é que nesta pista [Red Bull Ring] você sabe que para ter uma oportunidade de passar o carro à sua frente, é preciso tentar uma estratégia oposta a dele”, comentou Hamilton ao ‘Motorsport’.

“Em uma equipe como a nossa, a prioridade na parada é sempre de quem está na frente. Se ambos saem dos boxes com os mesmos pneus, você fica preso em uma pista como essa, porque é muito difícil ultrapassar”, explicou

A Mercedes dominou as ações no Red Bull Ring, mas não com Lewis Hamilton (Foto: AFP)

“Você precisa ter distância de no máximo 0s8 do carro à frente para ter uma chance de brigar. Sabia que, se estivesse com os mesmos pneus, terminaria atrás. Depois, claro, veio o safety-car e estragou tudo, porque meu plano era continuar na pista o máximo possível e, em seguida, trocar pelos pneus opostos [ao que Bottas estivesse usando] e fazer uma aposta, porque quando estou atrás é isso que faço, corro riscos. Não funcionou, mas sem problemas. Diversas coisas surgiram ao final das contas”, completou o hexacampeão mundial.

A partir de sexta-feira ele terá nova chance de duelar com Bottas em Spielberg, afinal, o GP da Estíria, segunda etapa do Mundial, ocorre na mesma pista que recebeu a F1 no último domingo.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.