Opinião GP: F1 tem recompensa com início na Áustria e ensaia fase estelar de 2019

Levou quatro meses até que a F1 pudesse colocar seus carros na pista, mas quando o fez, não poderia ter sido melhor. Em um circuito de verdade como o da Áustria, o GP que abriu a temporada teve de um tudo: drama, disputas acirradas, ânimos exaltados e aquilo que a gente mais gosta: a interferência do acaso. Bem-vinda de volta, F1

QUANDO DESEMBARCOU na Áustria no ano passado, a Fórmula 1 tentava de se defender de uma enxurrada de críticas que vinha de todos os lados. O campeonato vivia um novo domínio da Mercedes, mas também sofria com as incoerências dos comissários de pista, com os erros bizarros da Ferrari, com a falta de performance da Red Bull, uma vergonhosa Williams e um abismo entre a F1 A e B. Tudo isso ainda coroado com uma das corridas mais enfadonhas da história: aquele GP da França… Mas aí veio a etapa austríaca, em Spielberg. E talvez inspirada em um bom roteiro, daqueles que entendem o momento exato da virada, a F1 ganhou vida. Em um circuito de verdade, o espetáculo se fez presente quase que sozinho. Há um ano, foi lá que a Ferrari deu sinais de que ainda tinha um coração batendo e foi lá que Max Verstappen e Charles Leclerc assumiram seus papeis neste enredo. A Mercedes foi apenas coadjuvante. A partir dali o Mundial atravessou uma das fases mais fantásticas dos últimos anos. Agora a F1 ensaia beber dessa mesma água.

Depois de quatro meses de paralisação pela crise do coronavírus no mundo, a maior das categorias perdeu praças importantes e precisou revisar todo seu longo calendário. Mas também deu sorte. O Red Bull Ring é particular e está em um lugar onde as medidas sanitárias contra a doença surtiram efeito. Bastava apenas criar protocolos de segurança. E tudo saiu muito direitinho. A F1 abriu a temporada em um traçado tão pequeno quanto ardiloso. E a princípio, como nas boas histórias, parecia que que a coisa andava para um desfecho convencional. Há quem tenha procurado as palavras cruzadas ou um joguinho qualquer no celular em um dado momento. Só que isso não é do feitio de uma pista como essa dos taurinos.

Há sempre uma interferência. E das boas.

A Mercedes segue na frente, mas não é tão imbatível assim (Foto: Mercedes)

Apesar do início, de fato, apontar para uma liderança inatingível dos carros pretos, o calorão, o asfalto quente e as artimanhas do traçado foram decisivos. A Mercedes ainda é superior a suas rivais, tanto que dominou treinos, classificação e corrida, que foi vencida por Valtteri Bottas. Mas há, sim, uma preocupação dentro daquela garagem: a confiabilidade dos motores. As parceiras tiveram problemas e a própria equipe também teve lá seus perrengues. Precisou tirar potência dos dois carros para mantê-los seguros. Quer dizer, os fantasmas do passado ainda assombram os atuais campeões. Talvez em outro circuito essa falha não seria tão evidente. A questão também é que as altas temperaturas do verão europeu vão desempenhar um papel importante, e a Mercedes vai ter de reagir rápido.

Portanto, será interessante ver também como os alemães vão solucionar isso em um espaço tão curto de tempo e em uma corrida que acontece na mesma pista. Só uma temporada tão atípica quanto essa seria capaz de expor assim o calcanhar de Aquiles dos hexacampeões.

F1 2020 Áustria Red Bull Ring Domingo Mercedes Lewis Hamilton Red bull Alex Albon
Lewis Hamilton foi punido com 5s por incidente com Alex Albon (Foto: Reprodução)

A Áustria também desfez a imagem de que a Red Bull tem um conjunto para bater de frente com a Mercedes. Apesar de correr em casa e de ter duas vitórias nos últimos dois anos, os energéticos não foram capazes de tirar mais performance. É bem verdade que a estratégia de trocar os pneus do ótimo Alex Albon no momento certo é mais um indicativo da esperteza do time em situações adversas, só que é pouco dada a diferença que existe para os alemães. De toda a forma, Albon e Hamilton, uma vez mais, protagonizaram um curioso encontro. De novo, o inglês foi punido, mas culpa mesmo, não teve. Ainda assim, um dos lances mais interessantes da corrida.

Outro é a Ferrari. A pole e a velocidade de 2019 desapareceram. O novo modelo tem falhas sérias de acerto e aerodinâmica, e os dois pilotos tiveram dificuldades em freadas fortes, especialmente Sebastian Vettel. É incrível, mas o carro não vira. Tem de recomeçar a escuderia de Maranello. É certo que a confiabilidade é o ponto mais forte neste momento e a principal razão para o pódio, levando em conta a maluquice da prova. A corrida austríaca exigiu dos carros. De novo, talvez em outro circuito, isso seria minimizado.

Mas se os italianos estão em apuros, a McLaren é uma grande notícia. Além de colocar seus dois pilotos no top-10 e vê-los em ritmo consistente ao longo da prova, ainda comemorou um pódio de verdade. O do Brasil foi real, mas Carlos Sainz não pôde subir no momento certo. O excelente Lando Norris, ao contrário, pegou na marra. Mesmo com o carro em fim de corrida e pneus muito desgastados, foi capaz ainda de cravar a volta mais rápida para assegurar o lugar à frente do punido Hamilton. Onde mais isso aconteceria?

Pódio mais que importante para a McLaren (Foto: McLaren)

Bem, o circuito no meio de montanhas e colinas, com retas longas, freadas fortes e curvas traiçoeiras viu de um tudo neste domingo: drama, quebras e abandonos, acidentes e incidentes de corrida. E na semana que vem, já tem outra.

A jornada ainda é curta e incerta, o que coloca mais pimenta nesse caldo. O fato é que as respostas que a Áustria trouxe indicam não só o acerto da F1 ao escolher o país para abrir o campeonato, mas a chance de ter um campeonato só com as melhores corridas daquela fase sensacional do ano passado. E essa talvez tenha sido a grande recompensa da F1.  

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.