Hamilton supera Rosberg com folga e lidera primeiro treino livre no Canadá. Massa bate forte
Maior vencedor do GP do Canadá entre os pilotos em atividade, Lewis Hamilton não teve dificuldades para liderar o primeiro treino livre do fim de semana. O britânico assinalou 1min14s755 como melhor tempo desta manhã. Felipe Massa repetiu Mônaco e bateu forte na primeira sessão do fim de semana no circuito Gilles Villeneuve
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Lewis Hamilton parece mesmo determinado a consolidar sua reação depois da grande vitória no GP de Mônaco. O tricampeão do mundo começou com o pé direito o fim de semana do GP do Canadá e garantiu o melhor tempo do primeiro treino livre no circuito Gilles Villeneuve, na manhã desta sexta-feira (10). Fazendo uso dos pneus supermacios, o britânico cravou 1min14s755 como melhor marca da sessão matinal.
Lewis sobrou em relação aos rivais, sobretudo Nico Rosberg, seu companheiro de Mercedes e líder do campeonato. O alemão ficou em segundo e registrou 1min15s086, mas com pneus ultramacios. A terceira colocação ficou com Sebastian Vettel, com "uma nova Ferrari", segundo Maurizio Arrivabene. A diferença de Vettel em relação ao líder, contudo, não foi pequena: 0s488.
Max Verstappen garantiu o quarto lugar da sessão, sendo o melhor posicionado dentre os carros da Red Bull — Daniel Ricciardo foi só o 11º. Kimi Räikkönen foi o quinto, indicando uma Ferrari em melhor forma neste fim de semana em Montreal. Valtteri Bottas, com a Williams, terminou em sexto, à frente de Nico Hülkenberg, da Force India, e de Carlos Sainz Jr., da Toro Rosso. O espanhol foi um dos bons nomes do treino. Sergio Pérez, pódio em Mônaco, foi o nono, enquanto Fernando Alonso completou o rol dos dez primeiros.
O destaque negativo da sessão ficou com Felipe Massa. O brasileiro até vinha bem na sessão, mas sofreu um acidente nos minutos iniciais do treino ao perder o controle da sua Williams quando fechou a asa móvel, rodar e bater forte a traseira do carro na barreira de pneus. Massa saiu andando normalmente do carro, mas seu treino se encerrava ali. Massa acabou em 14º. Já o compatriota Felipe Nasr, por sua vez, foi novamente discreto com a Sauber e terminou em 17º, mas foi melhor que os dois carros da Renault, além da dupla da Manor e de seu companheiro de Sauber, Marcus Ericsson.
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Saiba como foi o primeiro treino livre do GP do Canadá de F1
Depois dos primeiros minutos, em que boa parte dos pilotos buscou realizar as primeiras voltas de instalação e checagem dos carros e da pista, Nico Rosberg anotou o primeiro tempo do fim de semana em Montreal ao cravar 1min30s434 usando pneus macios. Com exceção de Manor e McLaren, que estavam com os supermacios, todas as outras equipes usavam pneus amarelos. Fazia frio em Montreal, com a temperatura ambiente na casa dos 13ºC e 27ºC no asfalto.
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Rosberg completou apenas uma 'volta rápida' antes de voltar aos boxes. Neste tempo, as Manor foram à pista, mas apenas Rio Haryanto registrou marca: 1min23s056, enquanto Pascal Wehrlein regressou aos pits. Na sequência, Daniel Ricciardo foi à pista para abrir seu primeiro stint. E logo o australiano cravou 1min18s430 com o Red Bull RB12, usando pneus macios.
Naquele momento, ninguém arriscou sair com os ultramacios, pura questão de economia. Felipe Massa foi um dos primeiros a completar volta rápida com os supermacios e logo se colocou à frente de todos ao anotar 1min17s065. Em seguida, Max Verstappen superou Ricciardo em meros 0s012 para subir para segundo lugar. A posição, contudo, foi ocupada na sequência por Valtteri Bottas.
Mas Verstappen fez grande volta para se colocar na liderança com 1min16s997, usando os pneus macios. Com os supermacios, contudo, Kimi Räikkönen colocou a Ferrari na ponta com 1min16s138. Pouco depois, às 10h24 (horário local), Massa, na abertura de mais uma volta rápida, perdeu o controle do seu Williams ao desativar a asa móvel, rodou e bateu de traseira na barreira de pneus da curva 1, estampada com o logo da Heineken. De certa forma, o brasileiro repetiu Mônaco, quando bateu também no TL1. A direção de prova acionou a bandeira vermelha.
A sessão foi retomada às 10h37 locais, 11h37 pelo horário de Brasília. Räikkönen liderava a sessão, seguido por Verstappen e Vettel. Massa, que não voltaria mais ao treino, estava em quarto, seguido por Bottas. Felipe Nasr era o nono dentre 14 carros que tinham marcado tempo.
Na sequência, Esteban Gutiérrez foi à pista com seu Haas usando pneus ultramacios, sendo o primeiro piloto a fazê-lo em Montreal. Mas quem fez bom tempo foi Carlos Sainz, que pulou para terceiro. Segundos depois, Bottas assumiu o segundo lugar, com uma performance aparentemente boa da Williams, mas Sainz deu o troco para superar o finlandês e colocar a Toro Rosso só atrás da Ferrari de Räikkönen.
Enquanto Hamilton aquecia seus pneus antes de abrir sua primeira volta rápida, Jenson Button registrava bom tempo com a McLaren: 1min16s788, subindo para quarto. Lewis estava com os supermacios, mas abortou sua volta. Quem não abortou foi Rosberg. Com pneus ultramacios, o alemão se colocou na ponta da tabela de tempos ao anotar 1min15s746. Mas Nico não ficaria na frente por muito tempo.
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Isso porque Hamilton conseguiu acertar sua segunda volta rápida. Com os supermacios, Lewis cravou 1min14s980 para subir para a liderança da sessão. Quem melhorava também era Verstappen, que pulou para segundo, 0s004 mais rápido que Rosberg, que vinha em terceiro. Räikkönen caía para quarto, enquanto Bottas fechava o rol dos cinco primeiros.
Rosberg subiu para segundo, conseguindo superar a marca de Verstappen. Mas Hamilton manteve sua sequência de voltas rápidas e cravou 1min14s755, tempo absoluto para se manter com autoridade na liderança do treino em Montreal. Minutos depois, Vettel fez bom tempo e avançou para terceiro, jogando Verstappen para quarto e Kimi para o fim do top-5.
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Nos minutos finais, os pilotos e as equipes adotaram uma programação para avaliar os pneus, sobretudo os ultramacios e supermacios, em condições de corrida. Desta forma, houve poucas mudanças na tabela de tempo. Nos boxes da McLaren, Button teve um problema no motor Honda, causando um verdadeiro fumacê.
A registrar, pois, que Nasr foi o mais rápido dentre as equipes mais fracas da F1 na atualidade. O brasiliense conseguiu superar os dois carros da Manor e também a dupla da Renault, além do seu companheiro de Sauber, Marcus Ericsson, para fechar a sessão em 17º.
F1, GP do Canadá, Circuito Gilles Villeneuve, treino livre 1:
1 | 44 | LEWIS HAMILTON | ING | MERCEDES | 1:14,755 | 22 | |
2 | 6 | NICO ROSBERG | ALE | MERCEDES | 1:15,086 | +0,331 | 30 |
3 | 5 | SEBASTIAN VETTEL | ALE | FERRARI | 1:15,243 | +0,488 | 22 |
4 | 33 | MAX VERSTAPPEN | HOL | RED BULL TAG HEUER | 1:15,553 | +0,798 | 29 |
5 | 7 | KIMI RÄIKKÖNEN | FIN | FERRARI | 1:15,618 | +0,863 | 23 |
6 | 77 | VALTTERI BOTTAS | FIN | WILLIAMS MERCEDES | 1:16,301 | +1,546 | 30 |
7 | 27 | NICO HÜLKENBERG | ALE | FORCE INDIA MERCEDES | 1:16,464 | +1,709 | 24 |
8 | 55 | CARLOS SAINZ JR | ESP | TORO ROSSO FERRARI | 1:16,543 | +1,788 | 21 |
9 | 11 | SERGIO PÉREZ | MEX | FORCE INDIA MERCEDES | 1:16,577 | +1,822 | 25 |
10 | 14 | FERNANDO ALONSO | ESP | McLAREN HONDA | 1:16,663 | +1,908 | 18 |
11 | 3 | DANIEL RICCIARDO | AUS | RED BULL TAG HEUER | 1:16,734 | +1,979 | 28 |
12 | 22 | JENSON BUTTON | ING | McLAREN HONDA | 1:16,788 | +2,033 | 8 |
13 | 8 | ROMAIN GROSJEAN | FRA | HAAS FERRARI | 1:17,008 | +2,253 | 22 |
14 | 19 | FELIPE MASSA | BRA | WILLIAMS MERCEDES | 1:17,065 | +2,310 | 7 |
15 | 26 | DANIIL KVYAT | RUS | TORO ROSSO FERRARI | 1:17,310 | +2,555 | 24 |
16 | 21 | ESTEBAN GUTIÉRREZ | MEX | HAAS FERRARI | 1:17,319 | +2,564 | 24 |
17 | 12 | FELIPE NASR | BRA | SAUBER FERRARI | 1:17,855 | +3,100 | 21 |
18 | 88 | RIO HARYANTO | INA | MANOR MERCEDES | 1:18,103 | +3,348 | 21 |
19 | 9 | MARCUS ERICSSON | SUE | SAUBER FERRARI | 1:18,129 | +3,374 | 8 |
20 | 20 | KEVIN MAGNUSSEN | DIN | RENAULT | 1:18,409 | +3,654 | 13 |
21 | 94 | PASCAL WEHRLEIN | ALE | MANOR MERCEDES | 1:18,453 | +3,698 | 30 |
22 | 30 | JOLYON PALMER | ING | RENAULT | 1:18,583 | +3,828 | 28 |
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