Marko admite dúvidas sobre permanência na Red Bull em 2025: “Decisão em aberto”

Consultor-esportivo da Red Bull, Helmut Marko encarou mudanças internas na empresa após a morte do fundador Dietrich Mateschitz e, mais uma vez, expôs sua infelicidade. Segundo ele, permanência na Fórmula 1 não está assegurada após o fim do contrato em 2024

Aos 80 anos de idade e com bastante influência no que ocorre nos bastidores de Red Bull e AlphaTauri, Helmut Marko admitiu que pode estar de saída da Fórmula 1 em breve. Consultor-esportivo da equipe, o homem-forte das categorias de base dos taurinos concedeu uma entrevista a um portal austríaco em que coloca em perspectiva a permanência na categoria após o fim de seu contrato, que vai até o encerramento da temporada 2024.

Desde a morte de Dietrich Mateschitz, fundador da Red Bull e seu amigo pessoal, Marko encarou uma transformação na organização da empresa. Em março deste ano, o austríaco chegou a dizer que “não havia mais amizade” dentro da companhia, que passou a ter sua equipe de F1 supervisionada por Oliver Mintzlaff — ex-CEO do Red Bull Leipzig, time de futebol alemão.

Agora, já após o fim da temporada de 2023, Marko voltou a abordar o assunto e não garantiu permanência na Fórmula 1 após o fim de 2024. Segundo ele, “há muitas variáveis” sobre o assunto, e uma decisão não foi tomada até o momento.

“Há muitas variáveis e muitas tendências”, explicou Marko ao jornal austríaco OE24. “A decisão [sobre a permanência] ainda está em aberto, incluindo o que vou fazer depois disso. Meu contrato atual ainda vai até o fim de 2024”, pontuou.

Marko não está feliz com a organização interna da Red Bull atualmente (Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio)

Desde 2001, com a fundação do Red Bull Junior Team, Marko chefia a divisão de desenvolvimento de pilotos da equipe. De lá para cá, o austríaco foi um dos responsáveis pelo surgimento de nomes como Sebastian Vettel, Max Verstappen, Pierre Gasly, Carlos Sainz e Daniel Ricciardo, entre outros.

Marko disse ter uma “obrigação” com Red Bull e Verstappen, mas não especificou se isso se referia ao contrato. Mais uma vez, o austríaco repetiu que ainda não possui uma decisão formada sobre permanecer ou não na F1 após o fim do vínculo.

“Esse é um assunto complexo”, admitiu Helmut. “É claro, ainda possuo uma obrigação com a Red Bull e com Max [Verstappen]. Ainda assim, o pacote como um todo precisa estar certo. Até o momento, nada foi decidido”, completou.

Com a temporada encerrada, a Fórmula 1 retorna apenas no ano que vem, no dia 2 de março, com a estreia do campeonato no GP do Bahrein.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.