“Inaceitável”, “injusto” e “chocante”: pilotos da F1 criticam óleo na pista em Las Vegas
Carlos Sainz, George Russell e Pierre Gasly criticaram a largada com pista suja de óleo no GP de Las Vegas da Fórmula 1
Além do ‘Bueirogate’ que quase causou lesões muito sérias em Carlos Sainz e toda desorganização posterior da sexta-feira, o GP de Las Vegas deste domingo (19) ainda brindou os pilotos da Fórmula 1 com mais uma surpresa: óleo na pista no momento da largada. Após a corrida, alguns nomes do grid trataram do assunto com críticas.
A sujeira se deu com menos de uma hora e meia para o começo da corrida, durante o desfile dos pilotos. Tradicionalmente, o desfile acontece com os pilotos em carros antigos e foi um destes, o que carregava Oscar Piastri, que vazou óleo na parte interna da reta dos boxes, ao lado do pit-wall.
Relacionadas
A organização correu para jogar um pó químico usado comumente para neutralizar o efeito do óleo no chão, mas a pista ficou comprometida naquele trecho para quem largava sobretudo em posições pares.
Sainz, grande personagem do fim de semana pelos acontecimentos do TL1, voltou a tecer críticas.

“Vi um monte de óleo dos carros com os quais costumamos andar no desfila dos pilotos, o que é outra coisa para a FIA avaliar”, afirmou.
“Não é justo que todo aquele óleo estivesse no trilho interior da pista. Além de já ser uma pista suja, ainda colocamos carros vazando uma hora antes da corrida. Novamente, é inaceitável. Isso provavelmente nos custou alguma coisa, com o acidente na curva um”, falou.
George Russell, que é um dos diretores da Associação dos Pilotos (GPDA), destacou que vazamento dos carros usados no desfile não é fato novo na F1 e precisa ser tratado.
“Não é a primeira vez que vemos esses carros históricos vazando óleo. Foi chocante ver como estava ruim, mas eles fizeram um bom trabalho de limpar para a corrida”, disse.

Por fim, Pierre Gasly lamentou o fato de ter sido atrapalhado, uma vez que o quarto lugar em que largou foi a melhor posição de toda a temporada. E pediu atenção da FIA.
“Não foi legal, sobretudo porque estávamos em nossa melhor posição de largada na temporada. Já conversei com a FIA e tenho certeza de que mudarão algumas coisas, porque não parece justo que alguns pilotos larguem no óleo enquanto outros largam na pista linha. Tenho certeza que vão consertar”, pontuou.
A Fórmula 1 retorna na semana que vem, entre os dias 24 e 26 de novembro, com o GP de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, 22ª e última etapa da temporada 2023. O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!