F1

Incidente de Russell com tampa de bueiro faz TL1 durar menos de 30 minutos, e Leclerc lidera no Azerbaijão

O primeiro treino livre para o GP do Azerbaijão foi completamente bizarro. Apenas as duas Ferrari registraram tempo em uma sessão que foi encerrada após um incidente de George Russell com uma tampa de bueiro

Grande Prêmio / GABRIEL CURTY, de São Paulo
Uma tampa de bueiro mexeu completamente com a programação da Fórmula 1 no Azerbaijão. Nesta sexta-feira (26), o primeiro treino livre teve apenas dez minutos de bandeira verde e foi encerrado com menos de 30 minutos por conta de um incidente com George Russell. O #63 teve o assoalho completamente comprometido pela tampa que estava levemente elevada na pista.
 
A confusão fez com que apenas dois carros registrassem voltas rápidas no TL1. E foram justamente as duas Ferrari, com Charles Leclerc ficando com o giro mais veloz em 1min47s497 e Sebastian Vettel virando 2s101 acima do colega.
Tampa de bueiro encerrou mais cedo TL1 em Baku (Foto: Reprodução/F1)
O episódio com o bueiro acabou gerando a entrada da bandeira vermelha, mas a organização começou a mexer também em outros pontos da pista antes que a sessão acabasse virando um verdadeiro pastelão.

Não bastasse o bueiro solto, o caminhão de resgate que estava levando o carro de Russell acabou batendo em uma passarela que passa por cima do traçado e, danificando a estrutura, o veículo ainda ficou jorrando óleo diretamente em cima do #63 da Williams. Foi a chave para que a direção de prova encerrasse o TL1 bem mais cedo do que o planejado.

A segunda sessão do dia está marcada para as 10h (de Brasília). O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo AO VIVO e em TEMPO REAL.


 
Confira como foi o primeiro treino livre em Baku

O primeiro treino livre da Fórmula 1 em Baku começou pontualmente às 6h (em Brasília). Os termômetros marcavam 21ºC na capital azeri e a pista estava com 39ºC. Romain Grosjean foi o primeiro a deixar os boxes, mas tratou de fazer apenas voltas de instalação com sua Haas.
 
O mesmo cenário se repetia com cerca de outros sete pilotos, com a Ferrari ficando responsável por abrir, de fato, os trabalhos do final de semana do Azerbaijão. Charles Leclerc virou 1min49s1, 1min48s e foi para 1min47s497. Sebastian Vettel virou 2s101 acima do colega.
 

 
Foi aí que veio uma estranhíssima bandeira vermelha. George Russell acelerava quando sua Williams praticamente se desfez. No replay, a primeira impressão foi de problema no assoalho, mas uma imagem mais detalhada mostrou que um bueiro, levemente acima do chão, destruiu o carro do inglês.

O cenário ficou bem pior logo na sequência, quando o caminhão de resgate bateu com força a grua em uma passarela, danificando a estrutura e, de quebra, jorrando óleo em cima do carro #63 da equipe de Grove.

F1, GP do Azerbaijão, Baku, TL1:

1 C LECLERC Ferrari 1:47.497   5
2 S VETTEL Ferrari 1:49.598 +2.101 4
3 R GROSJEAN Haas Ferrari     1
4 L NORRIS McLaren Renault     1
5 M VERSTAPPEN Red Bull Honda     1
6 K MAGNUSSEN Haas Ferrari     1
7 C SAINZ JR McLaren Renault     1
8 A GIOVINAZZI Alfa Romeo Ferrari     1
9 D KVYAT Toro Rosso Honda     1
10 R KUBICA Williams Mercedes     1
11 G RUSSELL Williams Mercedes     3
12 A ALBON Toro Rosso Honda     1
13 D RICCIARDO Renault     1
14 N HÜLKENBERG Renault     1
15 P GASLY Red Bull Honda     1
16 K RÄIKKÖNEN Alfa Romeo Ferrari     1
17 S PÉREZ Racing Point Mercedes     1
18 L STROLL Racing Point Mercedes     1
19 L HAMILTON Mercedes     0
20 V BOTTAS Mercedes     0
    Tempo 107% 1:55.022 +7.525  
 

Confira a programação do fim de semana do GP do Azerbaijão de F1
Horários de Brasília, GMT -3

SESSÃO DIA DATA HORA
TL1 Sexta 26/4 6h
TL2 Sexta 26/4 10h
TL3 Sábado 27/4 7h
TC Sábado 27/4 10h
GP Domingo 28/4 9h10

Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.