Vowles elogia Antonelli, mas ressalta: “Não necessariamente estará na Williams em 2025”

Chefe da Williams, James Vowles elogiou Andrea Kimi Antonelli, mas ressaltou que equipe também tem academia de pilotos própria e que só o tempo dirá qual será o futuro do jovem italiano

A surpreendente saída de Lewis Hamilton da Mercedes para a Ferrari iniciou antecipadamente o período de especulações de transferências dos pilotos da Fórmula 1. E um nome que já começa a ser ventilado, antes mesmo de fazer sua estreia na Fórmula 2, é o do italiano Andrea Kimi Antonelli. Piloto da academia da Mercedes, o jovem de 17 anos pode acabar pintando na F1 ano que vem, seja pela própria equipe alemã ou iniciando sua trajetória na Williams, assim como foi com George Russell.

Mas James Vowles não garante nada em relação ao futuro de Antonelli. O ex-diretor de estratégia da Mercedes esteve envolvido no desenvolvimento de Andrea e não poupa elogios para o jovem piloto, mas também destaca a Williams tem sua própria academia, inclusive com dois pilotos na F2 (Franco Colapinto e Zak O’Sullivan) e um na F3 (Luke Browning).

“Do meu ponto de vista, não tenho dúvidas de que Kimi estará na F1”, disse Vowles ao Motorsport.com. “Ele se saiu incrivelmente bem nas categorias juniores. Mas isso não significa que ele estará necessariamente na Williams. Acredito em investir na juventude. Mas vou trazer as pessoas por mérito para a organização. Tenho a sorte de ter dois juniores na Fórmula 2 e um na Fórmula 3”, prosseguiu.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Vowles não garante oportunidade para Antonelli (Foto: Williams)

“Na verdade, agora estamos preenchendo lentamente a escada [até a F1], tenho um [piloto] na FRECA (o francês Alessandro Giusti), que entrará na F4 antes do final do ano. Portanto, estamos começando a construir um programa que considero sensato para desenvolver a próxima geração de pilotos”, ressaltou o britânico.

James também relembrou que tem dois pilotos sob contrato. Alexander Albon possui vínculo até o fim de 2025, ainda que seja também um dos cotados para a vaga de Hamilton na próxima temporada, enquanto Logan Sargent renovou apenas até o fim de 2024. O chefe da Williams disse que prefere esperar para ver o desempenho dos jovens neste semestre.

“No caso do Toto, ele está em uma posição que você gostaria de estar. Ele é um dos, senão o melhor, time do grid, com uma gama de opções disponíveis. Então, da minha perspectiva, trata-se mais de ver o que acontece daqui para frente. Tenho Alex [Albon] aqui no próximo ano sob contrato e tenho Logan [Sargeant] obviamente sob contrato também, junto com os juniores, então é apenas uma questão de ver como tudo se desenrola nos próximos seis meses”, destacou Vowles.

Andrea Kimi Antonelli durante shakedown da Fórmula 2 com a equipe PREMA (Foto: F2)

Antonelli está no programa de jovens pilotos da Mercedes desde os 11 anos. O italiano já tem quatro títulos em sua curta carreira no automobilismo, conquistando a F4 Italiana e a F4 Alemã em 2022 e a FRECA e a Fórmula Regional do Oriente Médio no ano passado. Em 2024, ele dará um salto e fará sua estreia na F2 com a Prema.

“Quando você cuida de um júnior de 11 anos, você não tem ideia de que ele será incrível, ou talvez bom, ótimo ou mediano. Mas com ele podíamos ver logo no início da F4 que ele estava se desenvolvendo excepcionalmente bem. Tanto que questionamos se havia algo mais acontecendo naquele momento”, contou o chefe da Williams.

Os testes de pré-temporada da F1 acontecem entre quarta-feira (21) e sexta-feira (23), com transmissão da F1 TV e cobertura completa do GRANDE PRÊMIOcom a análise do Briefing após cada dia de atividade. As sessões vão de 4h (em Brasília) até 13h, com intervalo das 9h às 10h.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.