Button exalta “talento nato” de Norris na F1, mas vê “excesso de críticas” como defeito

O campeão de 2009 analisou a carreira do compatriota da McLaren e identificou alguns pontos que Norris deve rever para, enfim, conquistar a primeira vitória na Fórmula 1

Jenson Button deu o caminho das pedras para que Lando Norris, finalmente, consiga sua primeira vitória na Fórmula 1 em 2024. Em entrevista à Sky Sports, o campeão de 2009 traçou um perfil do compatriota e identificou fragilidades importantes no repertório do piloto da McLaren.

“Lando é um talento nato, de fato. Eu o observo desde a primeira vez que o vi em um volante de F1, na Hungria, corria pela equipe na época. Mas também, ele pensa demais e isso o atrapalha, porque como ele olha demais para si mesmo, fica preocupado em não ser bom o suficiente”, analisou.

Norris é uma das grandes estrelas da categoria atualmente. Ele comanda o resurgimento da McLaren desde 2019, bateu Daniel Ricciardo nos dois anos em que foram companheiros de time e terminou 2023 em uma excelente sexta colocação no Mundial de Pilotos, com 205 pontos e sete pódios.

Porém, em seu sexto ano na F1, a vitória ainda não veio. Quem não se lembra da fatídica corrida na Rússia em 2021, quando Lando arriscou demais na chuva e perdeu um triunfo certo na última volta. Ou a pole desperdiçada no GP do Catar, em que Oscar Piastri sagrou-se vencedor naquela corrida sprint.

LANDO NORRIS; GP DA RÚSSIA; FÓRMULA 1;
Lando Norris arriscou com pneus slicks na chuva em Sóchi e perdeu chance de vencer (Foto: Reprodução)

Jenson vê semelhança entre eles, afinal, também demorou seis anos até vencer sua primeira corrida pela Honda, no GP da Hungria em 2006. Por isso, sabe das dificuldades em subir no llugar mais alto do pódio e acredita que ser crítico demais consigo mesmo não vai ajudar o britânico em nada, ainda mais em uma categoria com uma equipe dominante como a Fórmula 1 da Red Bull.

“Você sabe que se puder ficar em segundo lugar, é um bom ponto de partida. Mas espera que isso não dure para sempre, afinal, ele ainda precisa vencer seu companheiro de equipe e todos os outros caras do grid. É doloroso quando há uma equipe tão dominante por tantos anos, mas isso muda”, falou.

Lando Norris conquistou sete pódios em 2023 (Foto: Rodrigo Berton/Warm Up)

Mas nem por isso Button deixa de apreciar o talento de Norris e incentivá-lo a continuar tentando, mesmo que o domínio de apenas uma equipe e um piloto esteja presente na F1. “Ele não vai deixar o esporte porque não venceu uma corrida. Então, que fique lá e siga lutando por elas. Essa vontade não vai desparecer, nem a motivação vai acabar”.

O britânico estará de volta ao cenário competitivo em 2024, disputando a temporada completa dos Hipercarros no Mundial de Endurance. Norris se prepara para a disputa do campeonato com a McLaren ao lado de Piastri.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.