Herbert diz que Verstappen está “muito próximo” da Mercedes: “Seria uma loucura”

Johnny Herbert, que defendeu a Red Bull Sauber na Fórmula 1 entre 1996 e 1998, disse que o Caso Horner está sendo responsável por afastar Max Verstappen em direção à Mercedes

Ex-piloto da Sauber — patrocinada pela Red Bull — na Fórmula 1, Johnny Herbert comentou o Caso Horner e toda a celeuma que tomou conta da equipe nos desdobramentos do processo — que, mesmo com o britânico absolvido em investigação interna sem nenhuma transparência, segue monopolizando o noticiário taurino. Segundo Herbert, a polêmica tem afastado Max Verstappen do próprio time, e o inglês vê o tricampeão mundial “muito próximo” de acertar um acordo com a rival Mercedes.

“O calor em cima disso tudo que está acontecendo não é bom para a Fórmula 1”, disse Herbert ao jornal inglês The Sun. “E a situação não fica melhor para a Red Bull, que tem o melhor piloto do mundo neste momento”, alertou.

“Eles estão muito próximos de afastar [Verstappen] da equipe”, comentou. “Ouvi que ele está muito próximo de um acordo com a Mercedes. O impacto seria potencialmente destruir a equipe e todo o sucesso que eles tiveram”, destacou.

Na opinião de Herbert, Verstappen deveria ser a primeira pessoa a ser levada em consideração no caso, já que é o maior vencedor da Fórmula 1 na atualidade e aquele que consegue extrair tudo que o carro da Red Bull pode oferecer. No ano passado, o neerlandês venceu 19 de 22 corridas, e já tem dois triunfos em duas provas disputadas em 2024.

Verstappen venceu as duas corridas disputadas pela F1 em 2024 (Foto: Red Bull Content Pool)

“Não é sobre o show de Christian Horner, mas sobre o show de Max Verstappen — já que ele é o piloto que está vencendo todas essas corridas e campeonatos pela Red Bull”, prosseguiu. “Seria uma loucura Max sair por causa dessa situação”, afirmou.

Por fim, segundo Herbert, Horner — que, segundo o jornal alemão Bild, tem a pretensão de se tornar CEO do Grupo Red Bull — deveria se afastar do cargo. O ex-piloto disse que a situação “já passou dos limites” e precisa ser resolvida com urgência.

“Jos [Verstappen] disse que isso seria muito destrutivo e racharia a equipe. Acho que tudo isso já passou muito dos limites”, opinou. “De alguma forma, Christian [Horner] deveria realmente pensar sobre isso e se afastar”, finalizou.

Herbert foi piloto da Fórmula 1 de 1989 a 2000, correndo por sete equipes diferentes: Benetton, Tyrrell, Lotus, Ligier, Sauber, Stewart e Jaguar. Ao longo da carreira, conquistou três vitórias — duas em 1995, na Inglaterra e na Itália, e uma em 1999, no GP da Europa disputado em Nürburgring. Sua melhor colocação no campeonato foi um quarto lugar em 1996.

A Fórmula 1 volta entre os dias 22 e 24 de março com o GP da Austrália, terceira etapa da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do fim de semana.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.