Montoya elogia Red Bull “agressiva” e critica Ferrari: “Tomam decisões erradas”

Ex-piloto de Williams e McLaren na Fórmula 1, Juan Pablo Montoya criticou maneira com a qual Ferrari tem lidado com estratégias de 2022, principalmente no momento de chamar seus pilotos aos boxes

RITMO DA MERCEDES NO GP DO CANADÁ DE FÓRMULA 1: DÁ PARA DIZER QUE A MELHORA É REAL?

Com a experiência de quase 100 corridas na Fórmula 1, o colombiano Juan Pablo Montoya criticou as “decisões erradas” que a Ferrari vem tomando na luta pelo título da categoria em 2022. O ex-piloto comparou as estratégias adotadas pela equipe italiana e sua rival pelo caneco, a Red Bull, e destacou a agressividade dos taurinos nas tomadas de decisão — apesar de admitir que o time de Max Verstappen tem se dado bem com as intervenções do carro de segurança.

“Eles continuam tomando decisões erradas”, disse Montoya ao Vegas Insider. “É duro, porque a Red Bull é muito agressiva com sua estratégia. De certa forma, você pode dizer que a Red Bull tem muita sorte, porque eles têm tido o safety-car nas horas certas. As coisas sempre vão do melhor jeito para eles”, admitiu.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Leclerc ficou revoltado com a Ferrari após perceber erro durante GP de Mônaco (Vídeo: F1/Reprodução)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

O erro mais lembrado da Ferrari em 2022 — e aquele que gerou a maior repercussão, com Charles Leclerc claramente furioso pelo rádio — foi em Mônaco, quando a equipe chamou o monegasco aos boxes enquanto Carlos Sainz ainda trocava seus pneus. O time até tentou mudar de ideia e disse para o #16 continuar na pista, mas já era tarde demais e o carro estava dentro do pit-lane.

“Em Mônaco, com ‘Checo’ [Pérez], a Ferrari tinha uma liderança de 4s quando chamaram Charles [Leclerc] e ele perdeu os 4s entre a volta de entrada [nos boxes] e a parada”, explicou Montoya. “Ele caiu para trás, e foi algo como: ‘como isso aconteceu?'”, disse.

Por fim, o ex-piloto de Williams e McLaren destacou a importância de não ter medo na hora de tomar decisões estratégicas, já que a falta de ação em si já acaba sendo uma decisão. Além disso, Montoya cobrou que a equipe se pressione menos, enxergando uma cobrança excessiva momentos antes da corrida de Leclerc ser prejudicada em Monte Carlo.

MATTIA BINOTTO; FERRARI; GRANDE PRÊMIO; GP DO BAHREIN; F1
Estratégias da Ferrari já custaram muitos pontos em 2022, (Foto: Ferrari)

“Ninguém falou para eles que realmente precisavam ir, que tinham maximizar aquela parada?”, questionou. “Tenho certeza de que alguém disse para a equipe que precisava de uma parada rápida porque estava ficando apertado. Não tem necessidade disso. Deixem eles trabalharem, eles sabem o que precisam fazer — paradas limpas”, explicou.

“Você realmente precisa voltar ao básico, fazer paradas simples, tomar decisões na corrida”, prosseguiu. “Não fique com medo de cometer erros, essa é a primeira coisa. Muitos erros que eles cometeram foram por não terem tomado as decisões”, finalizou.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.