Kvyat manda ‘torpedo’ e coloca Toro Rosso na frente em Barcelona. Williams faz primeiras voltas com FW42
Quem é que segura Daniil Kvyat? O russo da Toro Rosso quebrou o domínio inicial da Ferrari e liderou o terceiro dia de testes coletivos da F1 em Barcelona. Kimi Räikkönen, de Alfa Romeo, veio logo atrás
O dia terminou numa quebra de Grosjean, que deu 69 voltas durante a tarde. A questão com a Haas parece ser de confiabilidade: foram três quebras apenas nesta quinta-feira, quando também andou Pietro Fittipaldi.
O GRANDE PRÊMIO cobre ‘in loco’ a pré-temporada da F1 em Barcelona com os repórteres Evelyn Guimarães, Vitor Fazio, Eric Calduch e o fotógrafo Xavi Bonilla. Acompanhe tudo aqui.
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A sessão da tarde começou com algumas mudanças na lista dos pilotos em Barcelona. Daniel Ricciardo, por exemplo, assumiu o volante da Renault no lugar de Nico Hülkenberg, enquanto Lewis Hamilton seguiu adiante com os trabalhos da Mercedes ao substituir Valtteri Bottas. E Romain Grosjean voltou ao cockpit do Haas VF-19 no lugar de Pietro Fittipaldi, um dos destaques da manhã.
Coube a George Russell a chance de pilotar o FW42 pela primeira vez. O feito, acompanhado por um batalhão de fotógrafos, foi aplaudido na sala de imprensa do Circuito da Catalunha.
Levou um bom tempo para Russell completar voltas nesta tarde. O foco maior da Williams, claro, era checar o funcionamento do carro antes de fazer qualquer avaliação em termos de performance. Da mesma forma, Hamilton e Ricciardo estavam focados mais em obter quilometragem, de modo que os tempos de volta eram um tanto irrelevantes naquele momento.
Já a Red Bull tratava de acelerar. Max Verstappen seguiu ao volante do novo RB15 à tarde e marcou o melhor tempo do carro até então nos testes desta semana: 1min18s787, calçando pneus C3, ficando atrás somente de Räikkönen e Vettel. Hamilton tratou de dar sequência ao cronograma da Mercedes e buscou cumprir uma simulação de corrida, com um long-run de mais de 30 voltas, virando constantemente na casa de 1min23s
Com pouco mais de duas horas de sessão da tarde, Russell foi à pista para finalmente fazer a primeira volta cronometrada com o novo carro da Williams. Quase em ritmo de shakedown, o britânico acelerava o FW42 com velocidade cerca de 80 km/h mais lenta que os demais na pista. A Red Bull, por exemplo, passou com maior velocidade final do primeiro dia com 320 km/h. Quando Russell enfim conseguiu uma volta rápida, entrou na tabela com um assustador 1min56s073. Em seguida, 1min49s830 de pneus macios. E retorno aos boxes. Realmente assustador.
Quem continuava longe das primeiras colocações era a Mercedes. Valtteri Bottas e Lewis Hamilton eram respectivamente, 11º e 12º – ou antepenúltimo e penúltimo. Mesmo tão longe, Hamilton ainda tinha vantagem de quase 4s8 para Russell na última colocação. Isso com 30 minutos para o fim.
F1 2019, Barcelona, testes coletivos, dia 3, final:
1 | D KVYAT | Toro Rosso Honda | 1:17.704 | 137 | |
2 | K RÄIKKÖNEN | Alfa Romeo Ferrari | 1:17.762 | +0.058 | 138 |
3 | D RICCIARDO | Renault | 1:18.164 | +0.460 | 80 |
4 | S VETTEL | Ferrari | 1:18.350 | +0.646 | 134 |
5 | M VERSTAPPEN | Red Bull Honda | 1:18.787 | +1.083 | 109 |
6 | N HÜLKENBERG | Renault | 1:18.800 | +1.096 | 63 |
7 | R GROSJEAN | Haas Ferrari | 1:19.060 | +1.356 | 69 |
8 | P FITTIPALDI | Haas Ferrari | 1:19.249 | +1.545 | 48 |
9 | C SAINZ | McLaren Renault | 1:19.354 | +1.650 | 90 |
10 | S PÉREZ | Racing Point Mercedes | 1:20.102 | +2.398 | 67 |
11 | V BOTTAS | Mercedes | 1:20.693 | +2.989 | 88 |
12 | L HAMILTON | Mercedes | 1:20.818 | +3.114 | 94 |
13 | G RUSSELL | Williams Mercedes | 1:25.625 | +7.921 | 23 |
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