Stroll lamenta falta de velocidade do AMR 24 no Japão: “Não passei nem com DRS”

Canadense indicou que atualizações não tiveram efeitos positivos em Suzuka e espera que Aston Martin resolva problema para GP da China

Lance Stroll usou falta de velocidade em reta do AMR24 no GP do Japão de Fórmula 1, disputado no domingo (7), como justificativa para o final de semana oposto ao do companheiro de equipe, Fernando Alonso. O canadense revelou que não conseguiu fazer nenhuma ultrapassagem na reta principal, nem mesmo com o DRS acionado.

A Aston Martin levou para Suzuka uma série de atualizações, com destaque para o assoalho do carro para a temporada 2024, que foram bastante elogiadas por Alonso ainda no sábado, dia da classificação. O espanhol garantiu o quinto lugar no grid de largada ao registrar 1min28s686 e destacou o fato de ter ficado a menos de 0s5 de Max Verstappen, o pole-position.

Na corrida, Charles Leclerc foi o único que superou Alonso na pista — o monegasco saiu da oitava para a quarta posição, após fazer somente uma parada contra duas da maioria dos ponteiros. O #14 se manteve à frente de Oscar Piastri e da Mercedes para terminar na sexta colocação e marcar oito pontos para a Aston Martin.

Já Stroll teve um final de semana totalmente oposto e não conseguiu extrair mais desempenho das atualizações. Foi apenas o 16º no grid de largada, sendo eliminado no Q1, e terminou a corrida em 12º.

Lance Stroll sofreu com falta de velocidade no GP do Japão (Foto: AFP)

Por mais que o canadense tenha duelado com Yuki Tsunoda pela décima posição pouco depois da metade da corrida, ele fez uma terceira parada nos boxes e ficou distante da zona de pontuação — caso a Aston Martin fizesse mais um tento, a equipe de Silverstone se igualaria à Mercedes na quarta colocação do Mundial de Construtores. Stroll justificou que não tinha muito o que fazer sem velocidade e que só pôde tentar ganhar posições nas partes mais sinuosas, como na curva 6, que encerra o trecho de ‘S’ da pista.

“Foi muito difícil, não tínhamos velocidade em reta. Tive de fazer minha ultrapassagem na curva 6. Não conseguia chegar na reta principal e passar com DRS. Corrida e final de semana complicados”, apontou.

A próxima etapa da Fórmula 1 marca o retorno ao autódromo de Xangai, após cinco anos sem o GP da China em decorrência da pandemia de covid-19. A pista possui uma reta com 1,5 km de distância e é o principal ponto de ultrapassagem no local, o que é um pesadelo para quem não tem um carro veloz. Ante isso, Stroll espera que a Aston Martin possa encontrar uma solução para o problema.

O #18 destacou que o time conseguiu obter alguns dados e que já tem uma direção para resolver a questão até o dia 21 de abril, quando a F1 disputa a quinta etapa da temporada 2024. “Temos alguma ideia [do que possa ter acontecido], então, espero, que o final de semana na China seja melhor”, encerrou.

Fórmula 1 volta daqui a duas semanas, entre os dias 19 e 21 de abril, para o GP da China, retorno da etapa ao calendário pós-pandemia, com cobertura completa do GRANDE PRÊMIO.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente:Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.