Norris almeja vitória em 2024, mas diz que título ainda é “algo distante” na F1

Apesar de reconhecer o bom momento da McLaren na Fórmula 1, Lando Norris acredita que a falta de experiência lhe impediria de brigar pelo título na F1 em 2024

Lando Norris tem colecionado bons resultados na Fórmula 1 e, hoje, é um dos principais nomes do grid. Porém, mesmo após 104 GPs no currículo, o titular da McLaren não conseguiu ir além do segundo lugar e, por isso, carrega a marca negativa de nunca ter vencido na categoria. Após a boa campanha no ano passado, o #4 acredita que pode reverter a situação em 2024, mas reiterou que a briga pelo título ainda é algo distante.

Norris estreou na Fórmula 1 pela McLaren em 2019, em um momento que o time de Woking passava por uma reestruturação. Desde então, a equipe avançou na tabela e se firmou entre as quatro primeiras posições. No entanto, poucas foram as chances claras de vitória.

Uma delas aconteceu no GP da Itália de 2021, quando Daniel Ricciardo venceu com Lando logo atrás. A outra foi na corrida seguinte, no GP da Rússia. Porém, Norris perdeu a oportunidade de vencer depois de tomar uma decisão equivocada e seguir com pneu de pista seca durante a chuva.

Depois que o efeito-solo começou a vigorar em 2022, a Red Bull passou a dominar o esporte. A McLaren, no entanto, evoluiu de forma considerável e, na segunda metade de 2023, se firmou como a segunda força do grid. Por isso, Norris acredita que é possível vencer em 2024, caso o time siga evoluindo.

Lando Norris renovou o contrato com a McLaren (Foto: AFP)

“Estivemos perto de vencer corridas no ano passado, e em algumas corridas não estávamos muito longe da Red Bull. Mas estávamos contra o melhor carro da história da F1. Então, desde que cheguei na McLaren, esse é o momento em que mais estamos próximos de vencer”, contou o #4

Embora o primeiro triunfo seja algo possível, Lando descartou qualquer possibilidade de brigar pelo título. Um dos motivos para isso é a falta de experiência em disputas de alto nível.

“Mas brigar pelo campeonato vai um pouco além disso. Se você me perguntar se posso vencer corridas este ano, provavelmente eu diria que sim. Mas o assunto é diferente quando se trata de vencer o campeonato. Isso é algo distante para mim, porque correr no topo é algo que não faço há algum tempo, e toda a equipe e o pessoal da fábrica se encontra na mesma situação. Então é  um nível diferente de pressão e entusiasmo para os mecânicos”, disse Norris.

“Acho que estamos prontos para desafiá-los? Na maioria das vezes executamos as coisas extremamente bem. Então, quando se trata de pressão, acho que todos aqui estão em uma posição muito boa. Mas assim que você menciona lutar por um campeonato, acho que a mentalidade de todos muda um pouco. Mas sinto que estou pronto para ir contra Max e Lewis e lutar contra eles”, finalizou.

Fórmula 1 retorna às pistas de 21 a 23 de fevereiro, com os testes coletivos da pré-temporada no Bahrein, no circuito de Sakhir.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.