Norris diz que “nem pensou” em Rússia 2021 durante GP de Miami: “Estou mais confiante”

Depois de triunfar no GP de Miami, Lando Norris lembrou da oportunidade desperdiçada na Rússia em 2021, mas deixou claro que a situação "era muito diferente"

Antes de finalmente conseguir subir no degrau mais alto do pódio e conquistar a sua primeira vitória da carreira na Fórmula 1, no último domingo (5), o GP da Rússia de 2021 era até então a maior oportunidade que Lando Norris já teve de triunfar. Embora a corrida em Sóchi sempre seja mencionada — principalmente agora —, o piloto da McLaren deixou claro que “a situação era muito diferente” da que foi vista em Miami.

Na ocasião, o #4 até chegou a cravar a pole para a 15ª etapa daquele certame, liderou pela maior parte do tempo, mas acabou sendo vítima da chuva que caiu nas voltas finais. Enquanto que todos no pelotão optaram por parar nos boxes para colocar pneus intermediários, Norris decidiu permanecer na pista com os slicks para tentar vencer pela primeira vez. Só que a quantidade de água no asfalto aumentou demais e acabou com a estratégia de Lando, que teve de dar adeus à vitória depois de rodar no setor 2. Lewis Hamilton, que parou no giro 50 de 53, fez valer o risco e assumiu a liderança pouco antes do fim.

Durante a coletiva de imprensa que aconteceu após o GP de Miami, o companheiro de Oscar Piastri foi questionado se chegou a pensar na prova de três anos atrás enquanto liderava no circuito localizado nos arredores do Hard Rock Stadium. “A corrida na Rússia em 2021 era uma situação muito, muito diferente da de hoje”, respondeu Norris ao portal neerlandês AD Sportwereld.

“Muitas pessoas falam besteiras sobre Sóchi e as coisas que aconteceram. E, sim, potencialmente perdi uma vitória. Perdi uma vitória junto com a equipe. Nunca quero colocar a equipe para baixo, mas não fiz o melhor trabalho e, como equipe, não o fizemos. Então aconteceu”, continuou.

Lando Norris não pensou no GP da Rússia durante corrida em Miami (Foto: Reprodução/F1)

Lando ainda lembrou das críticas que recebeu após a sprint do GP da China, quando largou na pole, mas foi ultrapassado por Hamilton logo na primeira curva, terminando a prova curta na sexta posição. “Mesmo depois da China, no fim de semana passado, quando cometi um erro na curva 1 enquanto disputava com Lewis, muitas pessoas duvidaram que eu pudesse ser capaz de vencer corridas e suportar a pressão de liderar uma etapa, especialmente com Max [Verstappen] atrás e esse tipo de coisa”, recordou, antes de reforçar que está cada vez mais confiante.

“Este ano, realmente me sinto mais confiante do que nunca. Não estava pensando nessas coisas [durante a corrida em Miami]. Tipo, provavelmente no ano passado eu teria pensado nisso. Mas este ano estou muito melhor, apenas tentando manter minha mente focada no meu trabalho. Estou fazendo um bom trabalho. Sou rápido e estou executando as coisas exatamente como quero”, garantiu o piloto de 24 anos.

“Melhorei muitos dos meus pontos fracos e todo o trabalho árduo valeu a pena. Então não, eu não estava pensando nisso [na Rússia]. Estava sorrindo e pensando: como vou comemorar? O que vou dizer? Não sou muito bom em inventar essas coisas e improvisar quando essas situações surgem. Então estava ensaiando minhas falas”, revelou.

Lando Norris foi para os braços da McLaren em Miami (Foto: F1)

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

“Mas quando passei pela linha de chegada, simplesmente me transformei em outra coisa. Não sei o que é”, admitiu. “Você apenas fica feliz. Então minha voz dói um pouco. Minha garganta dói. Você simplesmente esquece de tudo e não se importa com o que está pensando. Você está apenas olhando para a pista e se concentrando nela. E uma vez que cruza a linha de chegada, você simplesmente se liberta”, finalizou Norris.

Fórmula 1 retorna de 17 a 19 de maio com o GP da Emília-Romanha, no circuito de Ímola.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.