Norris elogia longevidade de Alonso na F1: “Algo que podemos nunca mais ver”

Lando Norris comentou longevidade da carreira de 23 anos de Fernando Alonso na Fórmula 1 e rasgou elogios ao espanhol. Esteban Ocon e Charles Leclerc também falaram sobre a possibilidade de permanecerem na categoria por um longo prazo

De contrato renovado com a Aston Martin, Fernando Alonso garantiu vínculo para permanecer até o fim da temporada 2026 da Fórmula 1, quando terá 45 anos — o que o tornaria o piloto mais velho a correr na categoria desde Graham Hill, em 1975. E a longevidade do espanhol segue impressionando e gerando questionamentos aos outros competidores do grid — que são constantemente perguntados sobre o prazo pelo qual ainda querem permanecer correndo.

Lando Norris falou sobre o assunto ainda em Xangai, onde a Fórmula 1 disputou o GP da China, e rasgou elogios à carreira de Alonso na categoria. A estreia do espanhol aconteceu há 23 anos, e o título de 2005 — seu primeiro de dois — vai completar 20 anos em 2025. Segundo o inglês da McLaren, é algo que pode nunca mais ser visto no futuro.

“Preciso ser cuidadoso no que vou dizer”, começou Norris. “Acho que é necessário ter muita dedicação — e não acho que alguém pense que Fernando [Alonso] deixa a desejar nessa questão. Ele mostra isso com tudo que faz na vida. Seja na pista ou fora, em um esporte diferente, enfim”, afirmou Norris.

“Então, depende do que você quer fazer. Todos somos diferentes. É raro ver alguém se comprometer por tanto tempo em qualquer esporte. Ele é provavelmente um dos caras mais velhos competindo no topo de qualquer esporte no mundo, e acho que conseguir fazer isso — no nível que ele faz — é algo que podemos nunca mais ver de novo na Fórmula 1”, opinou.

Norris admitiu que a longevidade de Alonso pode não ser mais vista na F1 (Foto: AFP)

Falando sobre a própria carreira, Norris disse que ainda não sabe por quanto tempo vai querer permanecer na Fórmula 1. Para efeito de comparação, o britânico já disputou 109 corridas na categoria, enquanto Alonso fez 382 — recorde absoluto — e caminha para completar a 400ª no GP do Catar deste ano.

“E se acontecer [de novo], será extremamente raro. Tenho muito respeito por esse tipo de coisa. Não tenho ideia se vou querer ter uma carreira de 20 anos, se ainda vou estar forte. Mas amo onde estou agora. Se vou continuar fazendo a mesma coisa, vamos ver”, admitiu.

Companheiro de equipe de Alonso em 2021 e 2022 na Alpine, Esteban Ocon classificou a carreira do veterano como “um sonho para qualquer atleta e piloto”. Além disso, o francês disse que a dedicação do espanhol é uma inspiração para outros competidores.

Leclerc externou o desejo de competir nas 24 Horas de Le Mans no futuro (Foto: AFP)

“Não sei se vou continuar correndo na idade dele, mas sua dedicação é algo que serve como exemplo para todos nós”, disse Ocon, que teve relação de altos e baixos com Fernando.

Por fim, Charles Leclerc foi outro a comentar o assunto e admitiu que também não sabe por quanto tempo pretende estender a carreira. O monegasco disse que “é difícil de se imaginar correndo na F1 em 15 ou 18 anos”, mas revelou que também tem outros objetivos em mente no automobilismo.

“Eu adoraria correr por muitos anos. Também gostaria de experimentar outras coisas, como Le Mans — é um lugar em que definitivamente me vejo correndo um dia. Quero dizer, enquanto estiver motivado, vou correr. E amo o que faço, então, por enquanto, é o que quero fazer pela maior quantidade de tempo possível”, completou Leclerc.

Fórmula 1 retorna de 3 a 5 de maio para a disputa do GP de Miami, o primeiro de três que acontecem nos Estados Unidos na temporada 2024.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.