Norris minimiza “ajuda” de Piastri na Austrália: “Ia passar de qualquer maneira”

Britânico destacou que estava mais rápido que o companheiro de equipe e garantiu que chegaria no pódio mesmo sem ordem da McLaren

Lando Norris minimizou a intervenção da McLaren no GP da Austrália, realizado no último final de semana, em Melbourne. O britânico foi mais uma vez beneficiado pelo jogo de equipe e conquistou o primeiro pódio do time papaia na Fórmula 1 2024 ao cruzar a linha de chegada em terceiro, mas garantiu que “o resultado não seria outro” de qualquer forma.

Durante a terceira prova do ano, vencida por Carlos Sainz, a McLaren chamou Piastri para fazer a primeira troca de pneus na volta 9, enquanto Norris realizou o pit-stop no giro 14. Andrea Stella, chefe da equipe, justificou o pedido pelo fato de o britânico estar com a borracha em melhores condições.

Norris, que se tornou o piloto com mais pódios sem ter vencido na história da Fórmula 1, seguiu o discurso de Stella e sugeriu que parte do plano consistia em alcançar Charles Leclerc para duelar pelo segundo posto. Entretanto, garantiu que, independentemente da intervenção da McLaren, teria concluído na terceira colocação “de todo jeito”.

“Depende de como você analisa isso. Estava muito mais rápido e, de qualquer maneira, poderia ultrapassá-lo. Ninguém quis atrasar o processo”, respondeu Norris ao ser interpelado sobre a ordem de equipe no Albert Park.

McLaren ordenou troca de posição entre Oscar Piastri e Lando Norris (Foto: Marco Miltenburg)

“Quanto mais tempo permanecesse atrás dele, menos chances teria de buscar Charles. De todo modo, não acho que o resultado seria outro. Oscar fez minha vida ser mais fácil e ajudou a equipe. Tenho de agradecê-lo por isso e temos grande respeito um pelo outro nesse tipo de situação”, explicou.

Correndo em sua cidade natal, Piastri tinha por essa razão um componente extra que tornaria ainda mais especial completar a prova no top-3. Norris disse entender esse fator, mas reiterou seu discurso e repetiu que conquistaria o terceiro lugar no GP da Austrália mesmo sem ordem da equipe baseada em Woking.

“Todo piloto que corre diante de sua torcida quer estar no pódio, mas não acho que foi tirado algo de Oscar por ter ajudado a McLaren. Não importa o que aconteceu, pois não acredito que o desfecho teria sido diferente”, finalizou.

Fórmula 1 retorna com a temporada 2024 no próximo final de semana, entre os dias 5 e 7 de abril, com o GP do Japão, em Suzuka.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente:Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.