Norris perde 3 posições por infração na classificação e cai para 9° no grid em Baku

Lando Norris desrespeitou o regime de bandeira vermelha na classificação em Baku. O britânico não retornou imediatamente aos boxes e, assim, cai de sexto para nono no grid

Leclerc surpreende e é pole: assista aos melhores momentos da classificação da F1 no Azerbaijão (GRANDE PRÊMIO com Reuters)

Lando Norris não escapou de uma punição após infração no treino classificatório deste sábado (5) em Baku. O britânico, investigado por desrespeitar o regime de bandeira vermelha após batida de Antonio Giovinazzi, perde três posições no grid de largada, caindo de sexto para nono.

Norris não retornou aos boxes tão logo a bandeira vermelha foi acionada. Tal norma existe para assegurar que fiscais de pista possam recolher o carro acidentado sem risco de alguém passar rápido pelo trecho.

“Norris estava na reta principal quando a bandeira vermelha foi acionada”, explicou o comunicado dos comissários. “Luzes vermelhas estavam piscando nos painéis e no volante do carro. O piloto admitiu que tirou o pé para entrar no pit-lane, mas que não sabia o que fazer e questionou a equipe pelo rádio”, seguiu.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Norris foi o sexto melhor, mas larga em nono (Foto: McLaren)

“Apesar de a equipe ordenar a ida imediata aos pits, Norris cruzou a linha de chegada mais uma vez. Os comissários assumem que uma perda de 5 posições é adequada ao desrespeitar a bandeira vermelha na classificação. Entretanto, considerando o espaço de tempo curtíssimo para reagir, uma perda de 3 posições é vista excepcionalmente como suficiente”, apontou.

A perda de três posições beneficia o seguinte trio de pilotos: Sergio Pérez, Yuki Tsunoda e Fernando Alonso. Estes sobem respectivamente para sexto, sétimo e oitavo no grid de largada.

A queda de Norris para nono é a cereja no bolo de uma classificação que não correu bem para a McLaren. A equipe alaranjada viu Daniel Ricciardo bater e, de quebra, viu também a Ferrari, rival direta, anotar a pole-position com Charles Leclerc.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.