Lauda cobra maior estabilidade e critica propostas para alterar regra dos motores para temporada 2016

Niki Lauda criticou a intenção da FIA em tentar alterar os regulamentos de motor para 2016 e cobrou estabilidade. O austríaco, presidente não-executivo da Mercedes, também entende que é preciso da alguma estabilidade ao campeonato e aos investimentos das fabricantes

Presidente não-executivo da Mercedes, Niki Lauda entende que qualquer alteração nos regulamentos de motores não pode ser apressada já para a temporada 2016 da F1. Para o austríaco, é importante antes se certificar de que as mudanças já feitas foram bem-sucedidas e ainda levar em consideração todo o investimento feito pelas fabricantes com relação aos V6, introduzidos no ano passado.

A terça-feira (6) acompanhou a primeira reunião do grupo de trabalho criado para tentar propor novas regras para as unidades de força, buscando um motor mais potente e mais barato já para o próximo ano. Lauda, entretanto, pediu mais cautela e afirmou que é preciso mais tempo para compreender se as alterações já feitas se configuram em decisões corretas.

Niki Lauda pediu cautela quanto a mudanças no regulamento (Foto: Getty Images)

"Não vai ajudar se você fraturar algo acima dos joelhos. É errado. Por isso, esse trabalho é quase impossível", disse o tricampeão em entrevista à revista alemã 'Auto Motor und Sport'. "Alguma coisa sensata só poderá ser feita quando nos permitirem pensar em algo a partir de 2017", completou.

"Dessa forma, os investimentos feitos pelos fabricantes terão mais valor e a Honda não terá de construir um motor apenas para essa temporada. Precisamos ter estabilidade, caso contrário, tudo será insanamente caro", acrescentou.

Os custos com o regulamento introduzido no ano passado, sobretudo com relação aos motores V6, são constantemente associados ao colapso financeiro vivido por Marussia e Caterham neste ano.

HONDA JUSTIFICA DISCUSSÃO COM FIA E DIZ QUE DESEJA APENAS CONCORRÊNCIA LEAL
 
Depois de ter entrado em contato com a FIA para discutir a nova diretiva técnica com relação ao desenvolvimento dos motores para 2015 e se mostrar irritada, a Honda afirmou que só procura "uma concorrência leal para o bem do esporte".

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO.

POLONÊS HERNIK É ENCONTRADO MORTO DURANTE TERCEIRA ESPECIAL DO RALI DAKAR 2015

A edição 2015 do Rali Dakar fez sua primeira vítima fatal nesta terça-feira (6). Competidor entre as motos, o polonês Michal Hernik foi encontrado morto na rota entre San Juan e Chilecito, que recebeu a terceira especial da competição. As causas da morte ainda são desconhecidas.

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO

ENFIM, O ANO DA CONSAGRAÇÃO

A REVISTA WARM UP acompanhou de perto e traz todos os detalhes de como Rubens Barrichello viveu o fim de semana que voltou a lhe proporcionar o grito de ‘é campeão’: os erros e os acertos, o peso e o alívio, o filho que pergunta e antevê o título. "Já se sente campeão?", disse, na manhã da corrida decisiva.

Leia a reportagem completa na REVISTA WARM UP.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.