Lauda já pode falar e respirar sem ajuda de aparelhos, diz equipe médica: “É o melhor paciente”

O Hospital Geral de Viena confirmou, segundo o jornal austríaco ‘Österreich’, que a recuperação de Niki Lauda segue positiva, mas reiterou as restrições ainda impostas para a melhora de seu estado de saúde. O tricampeão segue em tratamento intensivo

Niki Lauda segue se recuperando favoravelmente após o transplante de pulmão, realizado há três semanas. O presidente não-executivo da Mercedes ainda está em tratamento intensivo no Hospital Geral de Viena, mas já pode falar e respirar sem ajuda de aparelhos. Os médicos confirmaram a recuperação positiva do tricampeão mundial de F1.
 
Embora haja a previsão médica de que Lauda poderá ter uma vida normal após o procedimento, os primeiros seis meses são fundamentais para a adaptação do novo órgão para o austríaco. Sem comparecer aos GPs da Alemanha e da Hungria, o ex-piloto pode perder o restante da temporada por não poder viajar de avião neste período.
 
 
“Há dias em que ele se sente melhor e fala bem e há outros piores. É o melhor paciente lá. Ele participa ativamente de fisioterapia e treina sua respiração e músculos. Estamos confiantes sobre sua recuperação", afirmou uma fonte, em declarações para o jornal austríaco ‘Österreich’.
Niki Lauda não pode viajar de avião e deve perder o restante da temporada da F1 (Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio)

O tricampeão sofreu uma inflamação nos alvéolos e hemorragia no pulmão, o que tornou o transplante indispensável para que continuasse vivo. Em 6 de agosto, Lauda acordou do coma induzido e, desde então, sua recuperação tem resultado em comentários positivos por parte da equipe médica responsável. 

 
Por conta da restrição para viagens, ainda não se sabe quando o ex-piloto poderá comparecer novamente a um GP. A recomendação é que o tricampeão não faça viagens além das fronteiras com a Áustria. 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.