Hamilton assume erros em “um dos piores anos” com Mercedes na F1: “Não sou perfeito”

Prestes a enfrentar o último fim de semana como piloto da Mercedes na Fórmula 1, Lewis Hamilton lembrou do momento em que contou aos colegas de trabalho sobre mudança para a Ferrari e admitiu que cometeu erros na hora de "gerir as emoções" em 2024

O GP de Abu Dhabi deste fim de semana marca o fim de uma das parcerias de maiores sucessos da história da Fórmula 1, já que Lewis Hamilton e Mercedes vão seguir por caminhos diferentes a partir do próximo ano. Embora o britânico tenha lamentado o fato de a temporada 2024 ter sido “uma das piores” da carreira, evitou falar sobre o futuro com a Ferrari e garantiu que só pensa em terminar a jornada com as Flechas de Prata em alta.

Era apenas o primeiro dia de fevereiro, antes mesmo do início do campeonato, quando o mundo do automobilismo foi abalado pela notícia de que o heptacampeão havia decidido encerrar um casamento de 12 anos com a atual equipe para se mudar para Maranello em 2025. Depois disso, a relação com Toto Wolff, chefe da escuderia, e com os demais colegas de trabalho nunca mais pareceu ter sido a mesma, assim como os resultados em pista, que ficaram bem longe de refletir aqueles da última década.

Durante a coletiva de imprensa desta quinta-feira (5) no circuito de Yas Marina, Hamilton lembrou do momento em que teve de contar a todos na Mercedes sobre a decisão que havia tomado. O #44 revelou que algumas pessoas não aceitaram muito bem a sua saída, mas também admitiu que cometeu alguns erros durante a temporada na maneira de se expressar e expor o que estava sentindo.

“No primeiro encontro que tive com Toto, no início do ano, houve um pouco de constrangimento. Eu esperava que seria difícil contar aos integrantes da equipe [sobre a transferência], mas subestimei enormemente essa dificuldade”, começou. “O relacionamento foi colocado à prova desde o início porque demorou para muitas pessoas aceitarem o que iria acontecer e superarem”, continuou.

Lewis Hamilton lembrou do momento em que contou que estava de saída da Mercedes (Foto: Mercedes)

LEIA TAMBÉM: Russell ataca Verstappen: “Disse que ia jogar a porra da minha cabeça no muro no Catar”

“A nível pessoal, foi um ano difícil e acredito que não me expressei da melhor forma possível no momento de gerir as emoções e enfrentá-las”, reconheceu. “Ao longo da minha carreira, vocês me viram no meu melhor e no meu pior, mas não vou me desculpar, pois sou humano e não consigo ser perfeito. Mas posso dizer que este foi um dos meus piores anos, por isso tenho de trabalhar para tentar fazer melhor”, declarou Hamilton.

Como não poderia ser diferente, o piloto de 39 anos foi questionado sobre o futuro ao lado de Charles Leclerc e Frédéric Vasseur, mas desconversou. Lewis deixou claro que apenas pensa em “terminar da melhor maneira possível” com a Mercedes antes de fazer novos planos, e ainda elogiou o time de Brackley pelo apoio recebido nas lutais sociais que liderou nos últimos anos.

“A Ferrari não é algo em que estou pensando no momento, só quero terminar da melhor maneira possível com a Mercedes. Sem dúvida, ir para a Ferrari reacende minha motivação. É o sonho de todo piloto. No entanto, leva tempo para se integrar a uma equipe. Adotarei a mesma mentalidade que tinha quando cheguei à Mercedes”, apontou.

Lewis Hamilton desconversou sobre a Ferrari e disse que foco está na Mercedes (Foto: F1)

“Luta contra o racismo? Estou muito orgulhoso do trabalho que fizemos na Mercedes. Somos uma equipe verdadeiramente inclusiva e diversificada”, encerrou Hamilton.

O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP de Abu Dhabi, em Yas Marina, e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no YouTube. Depois das atividades de cada dia, debate tudo o que aconteceu no Briefing. Na sexta-feira (6), o treino livre 1 está marcado para as 6h30 (de Brasília, GMT-3), enquanto a segunda sessão acontece às 10h. No sábado (7), os pilotos retornam para o terceiro e último treino livre às 7h30, ao passo que a classificação será às 11h. Por fim, a largada da corrida em Abu Dhabi será no domingo (8), às 10h.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.