Hamilton minimiza ação de Massa por título: “Não estou focado no que rolou há 15 anos”

Focado em como fazer a Mercedes voltar a brigar pelo título, Lewis Hamilton disse não estar focado nos protestos feitos por Felipe Massa

Felipe Massa deu os primeiros passos para protestar o resultado da temporada 2008 da Fórmula 1, que teve Lewis Hamilton como campeão, e entrou com ação judicial contra a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e a Formula One Managament. O heptacampeão, no entanto, minimizou a atitude e disse não se importar com algo que aconteceu há 15 anos.

O brasileiro decidiu contestar o resultado daquela temporada depois que Bernie Ecclestone, então chefe da F1, revelou que soube, ainda em 2008, que a Renault mandou Nelson Piquet Jr. bater propositalmente no GP de Cingapura para acionar o safety-car e favorecer uma estratégia para Fernando Alonso vencer a corrida.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Felipe Massa venceu o GP do Brasil em 2008, mas perdeu o título por 1 ponto (Foto: Ferrari Media)

Hamilton, que não teve ligação alguma com o ocorrido e levou o campeonato após somar um ponto a mais que Massa, disse não se lembrar muito bem do que aconteceu e minimizou a atitude do brasileiro.

“Tenho uma memória bem ruim, então eu realmente não me lembro muito do que aconteceu, para falar a verdade. Eu estou muito focado no agora e em como posso ajudar meu time a voltar a brigar por vitórias e pelo campeonato. Não ligo para o que aconteceu há 15 anos atrás”, finalizou o titular da Mercedes.

Frédéric Vasseur, atual chefe da Ferrari, também se colocou contra a atitude de Felipe e não vê sentido em alterar o resultado do Mundial de Pilotos daquele ano.

“É bastante complicado, as circunstâncias foram completamente excepcionais. Mas de forma mais geral, e não sobre Felipe, acho que também estamos tentando pressionar a FIA para saber o resultado do evento após a bandeira quadriculada. E não sei… não quero fazer nenhum comentário, mas com certeza seria estranho [mudar alguma coisa]. Não sou muito fã de mudar o resultado da corrida [mesmo] 15 minutos depois da bandeira quadriculada”, disse o dirigente.

A etapa em Cingapura ficou marcada pela trapalhada nos boxes com Felipe Massa, em que a Ferrari acabou liberando o carro com a mangueira de combustível enquanto ele liderava a corrida. O erro comprometeu a corrida do brasileiro, que cruzou a linha de chegada em 13º enquanto Hamilton foi ao pódio.

Após as declarações de Ecclestone, Felipe quer que a corrida seja anulada — devido ao caso de manipulação. Com isso, Hamilton perderia os seis pontos atribuídos ao terceiro colocado na época, e iria para 92 tentos diante dos 97 de Massa.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.