Hamilton mira pole-position para “minimizar prejuízo” com punição no GP da Turquia

Para Lewis Hamilton, a pole-position é mais do que necessária para "minimizar o prejuízo" por conta da punição em relação a troca de um componente de seu motor. E a maior aderência da pista do GP da Turquia, segundo ele, pode ajudar nisso

F1 NA TURQUIA: HAMILTON LIDERA TREINOS LIVRES, TROCA PEÇAS DO MOTOR E PERDE 10 POSIÇÕES | Briefing

Nesta sexta-feira (8) de treinos livres do GP da Turquia, em Istambul, Lewis Hamilton foi dominante ao liderar as duas sessões. Ainda assim, o britânico tem uma punição de 10 posições no grid de largada a cumprir, já que a Mercedes fez a troca de apenas um componente de sua unidade motriz, o motor de combustão interna. Mas Hamilton vê bons caminhos para o fim de semana pela melhora da aderência da pista turca em relação à caótica situação do ano passado. Para o heptacampeão, a pole-position será mais do que necessária para “minimizar o prejuízo” por conta da punição estabelecida.

Em caso de ser o melhor na classificação garantiria a Hamilton a pole para efeitos de estatística e o colocaria em 11º no grid no domingo. Uma posição muito melhor do que se fossem trocados todos os componentes de motor, cenário que deixaria Lewis no fim do alinhamento inicial na prova em Istambul.

Na comparação com o ano passado, o piloto da Mercedes reportou uma enorme melhora das condições do asfalto nesta sexta-feira. “Há muita aderência lá [na pista]. É muito mais agradável de guiar do que foi no ano passado. Começamos com uma configuração muito boa e depois fizemos algumas alterações. A pista está evoluindo, fizemos mudanças que foram boas, mas não pareciam as melhores. Faremos mais algumas para o fim de semana”, disse.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

LEWIS HAMILTON; FÓRMULA 1; F1; F1 2021; GP DA TURQUIA; TREINO LIVRE;
Lewis Hamilton comandou os trabalhos da sexta-feira na Turquia (Foto: F1/Twitter)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

“Precisamos conquistar na pole para minimizar o prejuízo, e então entender como o carro se comportou nas simulações de corrida. Estamos tentando encontrar o equilíbrio. Não acho que vai ser muito diferente de qualquer outro fim de semana de corrida”, acrescentou.

Em 2020, com pista molhada e traiçoeira no domingo, o dono do carro #44 teve grande performance com os pneus intermediários no Istambul Park. Mesmo com os pneus bastante gastos, Lewis fez as ultrapassagens necessárias e conquistou seu heptacampeonato mundial. Agora, para 2021, a situação do campeonato acirrado por conta da disputa com Max Verstappen traz um cenário diferente. Por isso, Hamilton enfatiza o grande trabalho que tem a fazer na corrida.

“Não sei o quanto, mas sempre podemos encontrar alguma informação extra durante a noite ou até amanhã, e eu tenho muito trabalho a fazer no domingo. Vou apenas me concentrar em fazer o meu melhor”, concluiu.

A Fórmula 1 volta a acelerar em Istambul Park neste sábado. O treino livre 3 terá início às 6h (de Brasília, GMT-3), enquanto a classificação está marcada para 9h. O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo AO VIVO e em TEMPO REAL.

FÓRMULA 1 AMPLIA CORRIDAS SPRINT PARA 2022. VIERAM PARA FICAR OU É DEMAIS?

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.