Hamilton cita pai e Senna como inspirações no caminho da F1: “Vi que era possível”

Lewis Hamilton destacou importância de investir na educação das crianças e disse que busca pela F1 foi inspirada por dois personagens principais: Ayrton Senna e o próprio pai

Em coletiva de imprensa realizada por uma das patrocinadoras da Mercedes no Palácio Tangará, em São Paulo, nesta quarta-feira (1º), Lewis Hamilton foi surpreendido por uma pergunta de uma criança de 13 anos que se disse inspirada pelo inglês a buscar uma carreira no esporte a motor. Questionado sobre suas próprias inspirações no passado, o piloto britânico citou o próprio pai, além do brasileiro Ayrton Senna, como modelos que o motivaram a seguir no caminho da Fórmula 1.

“Duas pessoas me inspiraram: meu pai, que eu via levantando para trabalhar todos os dias, via sua ética de trabalho”, destacou o heptacampeão mundial. “Isso realmente foi algo que tentei adaptar e seguir no mesmo caminho”, explicou.

“E, então, há Ayrton Senna. Tinha quatro ou cinco anos de idade quando comecei a assistir a ele, e sinto que me mostrou o que era possível”, afirmou. “Passei a ficar completamente focado em correr na Fórmula 1”, afirmou.

Muito além dos números, vitórias e títulos mundiais, Hamilton é conhecido pelo trabalho que faz fora das pistas, focado em dar mais oportunidades a minorias no esporte a motor. Segundo ele, o entendimento de que sua plataforma poderia ser usada para ajudar outras pessoas demorou um pouco a chegar, já que os jovens, que buscam afirmação, não têm tantas oportunidades de se manifestarem sobre determinados assuntos.

Hamilton também abordou suas inspirações na Fórmula 1 (Foto: Rodrigo Berton)

“Acho que as pessoas não apreciam isso, mas, quando você está no kart, você não tem coletivas de imprensa como essas”, pontuou. “Então, levei um tempo para aprender a usar a plataforma que temos e aprendi que cada palavra que você diz possui impacto”, prosseguiu.

“Levou um tempo até que eu aprendesse a utilizar isso em busca de um impacto positivo. Acho que é muito fácil ser negativo nesse mundo. Mas os jovens são o futuro, e precisamos continuar empenhados em garantir que tenham todas as oportunidades possíveis”, ressaltou.

Por fim, Hamilton destacou os problemas trazidos pelas mídias sociais, principalmente para as mulheres que ainda sonham com o automobilismo. Para Lewis, o mais importante é investir na educação das crianças e fazê-las entenderem que, com trabalho duro, é possível alcançar os próprios sonhos.

Hamilton novamente citou Senna como inspiração na Fórmula 1 (Foto: McLaren)

“Vivemos em um mundo em que as mídias sociais são muito difíceis para os jovens, principalmente mulheres”, admitiu Hamilton. “É importante mostrar que é possível atingir praticamente qualquer objetivo se você trabalhar duro. A educação é a chave. Então, temos de trabalhar em melhorar as oportunidades para todos”, finalizou.

Fórmula 1 retorna neste fim de semana, entre os dias 3 e 5 de novembro, com o GP de São Pauloem InterlagosO GRANDE PRÊMIO cobre ‘in loco’ e com equipe cheia.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.