O grid de largada da F1 em Miami
A classificação da F1 em Miami
Classificação da F1 após a corrida sprint em Miami
O grid de largada da corrida sprint da F1 em Miami
Fórmula 1

Hamilton faz primeiro teste com novos pneus de 18” da Pirelli durante sessão em Ímola

Lewis Hamilton tem, nesta manhã de terça-feira (20), a primeira chance de guiar um carro com pneus de 18”. A novidade vai ser introduzida na temporada 2022 do Mundial de Fórmula 1 e vem sendo testada pela Pirelli em conjunto com as equipes ao longo deste ano

Lewis Hamilton em ação durante dia de testes com os pneus de 18" da Pirelli em Ímola (Foto: Pirelli)

Lewis Hamilton em ação durante dia de testes com os pneus de 18" da Pirelli em Ímola (Foto: Pirelli)

 
https://www.grandepremio.com.br/wp-content/uploads/l-videos/2021-04-18_F1_GPImola_domingo_editado.mp4
Assista aos melhores momentos do GP da Emília-Romanha de F1 (Vídeo: GRANDE PRÊMIO com Reuters)

Menos de 48 horas depois de ter cruzado a linha de chegada em segundo lugar, Lewis Hamilton voltou a acelerar na manhã desta terça-feira (20) em Ímola. O heptacampeão mundial testa, pela primeira vez, os novos pneus de 18” que a Pirelli desenvolve para estrear na temporada 2022 da Fórmula 1. A Mercedes, em cronograma traçado meses atrás pela fornecedora sediada em Milão, realiza os testes entre terça e quarta-feira.

Os novos pneus seriam introduzidos no Mundial neste ano, assim como a nova geração de carros, em processo de revolução da F1. No entanto, todas as mudanças foram adiadas de 2021 para 2022 em razão dos efeitos da pandemia e da necessidade de cortar custos por conta dos prejuízos registrados no ano passado por conta de um calendário mais enxuto e com corridas sem público.

Lewis Hamilton testa pela primeira vez os pneus de 18″ da Pirelli nesta terça-feira (Foto: Pirelli)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!
WEB STORIES: Como foi o GP da Emília-Romanha de Fórmula 1

No ano passado, Hamilton revelou certa preocupação com os novos pneus desenvolvidos pela Pirelli.

“Quando vamos para o aro maior, ouvi dizer que perdemos aderência. Acho que o que realmente precisamos na Fórmula 1 é um pouco menos de downforce e mais aderência mecânica, e muito disso vem dos pneus para que possamos seguir [os outros carros] mais de perto. Mas não parece que estamos nesta direção”, disse.

Lewis Hamilton completou 55 voltas pela manhã em Ímola (Foto: Pirelli)

Hamilton vai acelerar ao longo de todo o dia para conhecer melhor o desempenho dos novos pneus. No período da manhã, o britânico completou um total de 55 voltas antes da pausa para o almoço e retoma os trabalhos de pista à tarde. Na quarta-feira, o piloto da Mercedes vai dar lugar a Valtteri Bottas, que também vai guiar o carro calçado com pneus slicks.

Da mesma forma, os compostos para pista seca vão ser testados por Alpine, no primeiro dia, Red Bull e Alfa Romeo, nos dois dias, entre 11 e 12 de maio em Barcelona, pouco depois do GP da Espanha.

Lewis Hamilton voltou a acelerar em Ímola nesta terça-feira (Foto: Pirelli)

A Mercedes volta a avaliar os protótipos de 18” da Pirelli entre 25 e 26 de maio, em Paul Ricard, na França, mas com a avaliação dos compostos em pista molhada.

Em julho, pouco depois do GP da Áustria, a AlphaTauri vai testar pela primeira vez os pneus de 18” da Pirelli em 2021, nos dias 6 e 7 de julho. Também no sétimo mês, a Red Bull testa no dia 20, enquanto Aston Martin e Haas vão ter dois dias de pista, entre 20 e 21, em Silverstone, com pneus slicks.

Na Hungria, antes da pausa para as férias de verão, Mercedes e McLaren vão testar os pneus slicks de 18” da Pirelli em 3 de agosto, enquanto McLaren, novamente na pista, e a Ferrari, fecham os trabalhos em Hungaroring no dia 4.

O cronograma de testes da Pirelli com os protótipos para 2022 se encerram entre 15 e 16 com a Alpine, que vai testar os compostos para pista molhada em Magny-Cours entre 15 e 16 de setembro.