Lawson aguarda definição da Red Bull até setembro para negociar com outras equipes

De acordo com o espanhol Soy Motor, se a Red Bull não assegurar um assento para Liam Lawson na F1 2025 até 1º de setembro, o neozelandês estará livre para negociar com outras equipes

Por mais que tenha impressionado bastante ao substituir Daniel Ricciardo por cinco corridas na temporada 2023 da Fórmula 1, Liam Lawson permanece na fila de espera e sem nenhuma garantia de conseguir o tão sonhado assento no ano que vem. E a resistência da Red Bull em promovê-lo pode fazer com que ele rompa definitivamente o laço com os taurinos ainda este ano.

De acordo com a publicação espanhola Soy Motor desta segunda-feira (5), o contrato vigente de Lawson com a Red Bull possui uma cláusula que o libera para negociar com outros times caso não tenha vaga assegurada para 2025 até 1º de setembro. Há, no entanto, a possibilidade de renovar com o grupo austríaco e seguir à espera da oportunidade.

Lawson fora da Red Bull não é mais uma opção impossível, tanto que o nome do neozelandês apareceu recentemente ligado à Audi, segundo a publicação australiana Auto Action. O piloto passou a ser a grande aposta de Andreas Seidl, então líder das operações da marca das quatro argolas na F1, antes de ser dispensado para dar vez a Mattia Binotto.

Na ocasião, no entanto, Lawson ainda mantinha esperanças de assumir o lugar de Sergio Pérez, seriamente ameaçado por conta da temporada muito aquém do esperado. Consultor dos taurinos, Helmut Marko era o grande defensor do atual reserva, enquanto o chefe, Christian Horner, preferia a experiência de Ricciardo. No fim, a decisão foi manter Pérez ao lado de Max Verstappen.

Liam Lawson impressionou na F1 em 2023 (Foto: Red Bull Content Pool)

O rival australiano também teve o ‘fico’ na RB garantido para 2025, segundo a revista inglesa Autosport, e com Yuki Tsunoda de contrato já renovado, as alternativas de Lawson com o time dos energéticos começam a ficar escassas. A questão é que o próprio Pérez, mesmo de contrato renovado por mais duas temporadas, não tem tantas garantias para o ano que vem, o que não deixa de ser uma brecha para Liam tentar.

Mesmo assim, caso não haja uma definição até o início de setembro, Lawson poderá negociar com outras equipes, por mais que as vagas sejam poucas. Até o momento, Alpine, Mercedes e Sauber possuem uma vaga cada, considerando a permanência de Ricciardo na equipe de Faenza. E destas, é justamente a Sauber o lugar mais flexível, já que Alpine está inclinada a promover Jack Doohan, enquanto Mercedes já avisou que a vaga está entre Andrea Kimi Antonelli e Verstappen.

Fórmula 1 faz a tradicional pausa para as férias de verão na Europa e volta de 23 a 25 de agosto em Zandvoort, para a disputa do GP dos Países Baixos.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: LEIA TAMBÉM: Piastri oscila, mas cresce antes das férias da F1. Próximo passo é ser #1 da McLaren

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.