Lawson se vê em situação “frustrante” e lamenta “cronograma indefinido” sobre futuro

Após substituir Daniel Ricciardo em 2023, Liam Lawson classificou como "frustrante" a falta de oportunidades para continuar na F1 como piloto titular

Depois de ter recebido a oportunidade de substituir Daniel Ricciardo durante cinco corridas na temporada passada, Liam Lawson sonhava com a chance de ocupar uma vaga de maneira permanente na RB (Visa Cash App RB) para a disputa da Fórmula 1 em 2024. No entanto, o neozelandês foi mantido na função de reserva e reclamou da falta de perspectivas para o futuro.

Lawson estreou na categoria principal do automobilismo no GP da Holanda, em Zandvoort, quando Ricciardo sofreu uma lesão na mão esquerda e teve de passar por uma cirurgia. O piloto de 22 anos competiu ao lado de Yuki Tsunoda em cinco provas, terminando à frente do japonês em quatro oportunidades e, inclusive, somando dois pontos no GP de Singapura.

Apesar de ser o favorito de Helmut Marko à vaga na RB, Liam ficou de fora e agora enfrenta dúvidas em relação ao futuro. “Honestamente, não há um cronograma definido para o meu futuro”, lamentou o piloto ao portal australiano Speedcafe.

“Basicamente, para mim, trata-se de estar pronto e espero que tenhamos alguma oportunidade chegando”, continuou.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Lawson espera ter a oportunidade de assumir vaga de titular na F1 em breve (Foto: Red Bull Content Pool)

As cinco corridas completadas na F1 podem ter sido de grande ajuda para que Lawson mostrasse todo o seu talento, mas, ao mesmo tempo, serão prejudiciais para a temporada 2024. De acordo com as regras da categoria, as equipes são obrigadas a colocar um piloto novato para completar pelo menos duas sessões de treinos livres no ano. O neozelandês, no entanto, não se enquadra mais nesse grupo.

“Ainda me sinto um novato”, disse ele, antes de explicar o planejamento para os próximos meses. “Será basicamente trabalho de simulador, e depois ir a todas as corridas com a equipe como reserva”, sublinhou.

O pupilo da Red Bull espera que a experiência adquirida em 2023 lhe ajude a conseguir uma nova oportunidade. “Obviamente, isso lhe dá mais confiança em si mesmo. Todo piloto, pelo menos neste nível, tem autoconfiança suficiente para estar na F1”, afirmou Lawson.

“Sempre imaginei como seria pilotar na F1. Agora eu sei como é. É uma perspectiva diferente. Eu tive um gostinho disso, o que torna tudo mais frustrante”, finalizou.

Fórmula 1 volta entre os dias 22 24 de março com o GP da Austrália, terceira etapa da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do fim de semana.

O FANTASY GAME DO GRANDE PRÊMIO: clique na imagem, faça seu cadastro e dê os palpites para a próxima etapa da F1
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.