Madri envia delegação para Jedá e estuda corrida noturna na F1 a partir de 2026

Organizadores da etapa de Madri, que vai entrar no calendário da Fórmula 1 apenas em 2026, estiveram no GP da Arábia Saudita para análise de diversos pontos para torcedores e acomodação das equipes, segundo o jornal espanhol Marca

A cidade de Madri, capital da Espanha, ganhou um circuito no calendário da Fórmula 1 a partir de 2026. Com trechos urbanos e permanentes, a organização espera fazer uma pista de rua diferente das demais vistas no campeonato, mas não descarta também uma edição noturna, assim como já acontece em Singapura, Jedá e Las Vegas — além dos circuitos fixos de Catar e Bahrein.

De acordo com o jornal Marca, dirigentes da prova espanhola estiveram no GP da Arábia Saudita deste ano, em Jedá, para estudar a possibilidade de uma corrida noturna em Madri. A delegação tomou nova de cada detalhe da pista saudita, segundo a publicação, para refazer o trabalho a partir de 2026.

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Entre os pontos analisados pela delegação espanhola estavam espaços para a instalação de um paddock para até 20 equipes (e possivelmente de Fórmula 2 e Fórmula 3), áreas para o público e zonas VIP. Para a questão de uma prova noturna, foi visto potência dos cabos e localização da fiação para a alcançar todo o local da prova.

As negociações com a capital espanhola já aconteciam há algum tempo, e, segundo o que informou o jornal El Mundo, o anúncio sofreu alguns atrasos devido a “questões técnicas”. Agora, mais de 40 anos depois de receber uma etapa da F1 pela última vez, em Jarama, a capital espanhola se prepara para realizar a corrida nas ruas situadas ao redor do Centro de Convenções IFEMA [Instituição de Feiras de Madri] e de Valdebebas, um empreendimento urbano situado nas proximidades do Aeroporto de Barajas — e que hospeda também o centro de treinamento do Real Madrid.

A Fórmula 1 voltará a Madri a partir de 2026 (Foto: F1)

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De acordo com a F1, a pista — ainda sujeita à homologação da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) — terá 5,47 km de extensão e contará com 20 curvas. O tempo estimado de volta rápida é estimado em 1min32s. Com um orçamento que gira em torno de € 100 milhões (R$ 536,4 milhões na cotação atual), o circuito terá sua reta principal na rua do IFEMA e vai seguir a estrada M-11, paralelamente ao centro de treinamento do Real Madrid.

Então, atravessará o terreno onde acontece anualmente o festival de música ‘Mad Cool’, até retornar aos pavilhões do IFEMA para completar o traçado. Usando o GP de Miami como exemplo, o IFEMA pretende inserir o estilo de vida da capital em diversas atividades extrapista, como música e gastronomia, para aprofundar a identidade da cidade junto aos fãs que estarão presentes.

A expectativa é que o local comporte mais de 110 mil torcedores por dia distribuídos entre as arquibancadas e espaços VIPs, mas há planos de que essa capacidade seja aumentada para 140 mil pessoas durante a primeira parte do acordo. A organização acredita que a localização próxima ao aeroporto além do transporte público ao redor facilitaria o deslocamento de 90% do público.

Fórmula 1 volta entre os dias 22 24 de março com o GP da Austrália, terceira etapa da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do fim de semana.

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