Webber detalha estreia na F1 e vê Piastri “maduro e impressionante” em 2023
Responsável por gerenciar a carreira de Oscar Piastri, Mark Webber está “muito orgulhoso e feliz” com o crescimento do jovem australiano ao longo de sua primeira temporada na Fórmula 1
Oscar Piastri viveu uma temporada de estreia surpreendente na Fórmula 1 em 2023. Defendendo as cores da McLaren, o jovem australiano conseguiu subir ao pódio seis vezes e ainda conquistou a vitória na sprint do GP do Catar. Mark Webber, ex-piloto e atual empresário do #81, lembrou dos conselhos que deu ao seu pupilo antes do início do Mundial e destacou ajuda de Andrea Stella na adaptação à maior categoria do esporte a motor.
“Estou muito orgulhoso e muito feliz com os resultados de Oscar. Honestamente, nunca, em meus sonhos mais loucos, teria esperado por isso”, reconheceu o australiano, que deixou a F1 ao fim de 2013.
“Não devemos esquecer: Oscar não competia há 15 meses e os poucos testes não substituíram as disputas na pista. Ele teve de se adaptar durante os primeiros seis meses, numa época em que a McLaren não tinha um bom carro. Mas ele nunca criticou o MCL60, porque pensou que isso soaria como uma desculpa. E Oscar não gosta de dar desculpas.”
O empresário de 47 anos recordou ainda que Piastri ficou assustado durante os primeiros meses, quando viu que seu companheiro de equipe, Lando Norris, estava conseguindo resultados melhores. “A diferença para Lando na primeira metade da temporada o assustou. Ele ainda tinha pouca experiência com as paradas nos boxes, com os carros de segurança e gerenciamento dos pneus. Com tudo.”
“Depois tivemos um período em que a McLaren fez muitas melhorias, mas nem sempre havia peças suficientes disponíveis para ambos os carros, e Lando sempre tinha a preferência. Teria sido fácil para Oscar ficar frustrado, mas ele permaneceu calmo”, revelou Webber.
O jovem australiano, no entanto, fez algo que seu colega de garagem ainda não conseguiu fazer em seus cinco anos na categoria: vencer. Mesmo que a vitória tenha sido em uma corrida curta de sábado e não entre para os números oficiais, o triunfo demonstrou um amadurecimento enorme, de acordo com o agora empresário.
“Foi fascinante ouvir Oscar no rádio [durante a sprint no GP do Catar]. Muito calmamente, ele pediu que a equipe lhe avisasse quando [Max] Verstappen ultrapassasse [George] Russell. E ele conseguiu manter o ritmo para deixar Max distante. O pessoal da McLaren me disse: ‘Esse é um desempenho que um piloto mostra em sua segunda ou terceira temporada, mas não na primeira.'”
Diferente do que muitas pessoas esperam de um novato, o piloto de Melbourne cometeu poucos erros em seu ano de estreia. Além disso, Piastri não se deixou intimidar, segundo Mark, mesmo correndo ao lado de nomes mais experientes como Lewis Hamilton e Fernando Alonso.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
“Meu conselho para ele antes da temporada foi simples: ele deveria agir com respeito, afinal estamos falando de alguns dos melhores pilotos do mundo. Mas ele também deveria permanecer duro e não se deixar intimidar, porque é exatamente isso que se espera de um vencedor.”
“No final das contas, a curva de aprendizado de Oscar é realmente impressionante. Não devemos esquecer o quão complexo são estes carros. Verstappen já trabalha com sua equipe há oito anos, Lando está na McLaren há cinco. Mas Oscar recebeu toda ajuda possível do time. Foi uma sorte para ele ter Andrea como chefe de equipe, que, como ex-engenheiro de pista, sabe exatamente o que um piloto precisa. Andrea ama Oscar”, completou Webber.
A McLaren marcou para o dia 14 de fevereiro a apresentação do carro da temporada 2024 da F1.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.