Marussia promove Chilton, da GP2, para cargo de piloto reserva no restante da temporada 2012

A Marussia anunciou que o inglês Max Chilton vai assumir o cargo de piloto reserva da equipe russa para o restante da temporada 2012 da F1. Chilton atualmente defende a Carlin na GP2, time parceiro da escuderia de Timo Glock e Charles Pic

A Marussia anunciou nesta quinta-feira (20) que Max Chilton vai assumir, até o fim da temporada 2012 da F1, o cargo de piloto reserva do time. O inglês de 21 anos atualmente disputa a GP2 pela Carlin e faz parte do programa de jovens pilotos da equipe russa. Na categoria de acesso, Chilton ocupa a quinta posição na classificação geral, com 144 pontos, uma vitória, na Hungria, três pódios e duas poles. 

Max Chilton vai assumir cargo de piloto reserva na Marussia (Foto: Reprodução/Facebook)

Ao falar da oportunidade, o britânico agradeceu a confiança do time comandado por John Booth e falou em "oportunidade fantástica" na carreira. "Estou muito feliz por ter essa oportunidade fantástica de fazer parte de uma equipe de F1 como a Marussia para o restante da temporada", afirmou o piloto. "Minha experiência como a equipe durante o teste de novatos em Silverstone foi um ótimo apetitivo e uma boa forma de entender como funciona um time de F1. Agora estou bastante animado para ampliar esse conhecimento com o trabalho efetivo de piloto reserva", completou.

"Eu me sinto muito mais maduro neste ano e acho que serei de capaz de acompanhar as reuniões com os engenheiros, de entender o nível de preparação que precisa ter um piloto de F1. Realmente, acredito que estou dando um passo à frente na minha carreira. E só posso agradecer à Marussia por isso", acrescentou.

Booth, chefe da equipe russa, afirmou que Chilton está totalmente preparado para a F1 e para assumir o carro, caso seja necessário. O dirigente disse também que a promoção do jovem piloto é um reflexo de seu trabalho na GP2 neste ano. "Sem contar o nosso comprometimento em apoiar a próxima geração de pilotos talentoso, nós naturalmente continuamos observando as categorias de base, especialmente aquelas cujas corridas acompanham o calendário da F1", falou.

"Nós reforçamos o nosso apoio à GP2 por meio da parceria com a Carlin. E Max tem tido um ótima performance nesta temporada e ficamos muito impressionados em vê-lo melhorando cada vez mais. Primeiro com a conquista das poles e, depois, da vitória na Hungria, no mês passado. Uma parte importante da educação de qualquer jovem piloto é passar para um nível mais alto do esporte a motor, com o objetivo de trabalhar em estreita colaboração com os engenheiros e com os pilotos mais experientes. Este é um elemento importante do nosso programa jovem piloto", completou.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.