Massa defende luta por segurança na F1 com halo e diz que Indy “não está fazendo muito”

Felipe Massa não poupou as críticas em cima da Indy. Nesta segunda-feira (27), o brasileiro escreveu em seu Twitter que enquanto a F1 tenta sempre tomar medidas para melhorar a segurança de seus pilotos, a categoria norte-americana não tem feito muito

Felipe Massa usou suas redes sociais para fazer uma dura crítica à Indy. Nesta segunda-feira (27), o brasileiro escreveu em seu Twitter que a categoria norte-americana não tem feito muitos esforços para melhorar a segurança de seus pilotos.
 
O ex-F1 foi uma das tantas pessoas que elogiou o halo após o acidente na largada do GP da Bélgica, no domingo (26), dizendo que o dispositivo mostrou ser útil ao proteger Charles Leclerc do carro de Fernando Alonso.
 
Ao mencionar a Indy em sua postagem nesta manhã, o competidor usou como referência o assustador acidente de Robert Wickens em Pocono, que deixou o canadense com fraturas em ambas pernas, braço direito e com uma lesão na coluna vertebral, na qual ele precisou colocar placas de titânio e parafusos.
Fernando Alonso (Foto: AFP)

“Quando você vê todos os acidentes que aconteceram na F1 e na Indy nos últimos anos, você pode dizer que a F1 está sempre tentando melhorar com halo, mudança de traçado, safety-car virtual, etc, tenta melhorar a segurança, enquanto a Indy não tem feito muito”, explicou.
 

“É inacreditável ver um circuito como Pocono, com uma velocidade média de 360 km/h, com muros baixos como aqueles, com cercas, é tão, tão perigoso para a segurança. Lamento dizer isso, mas eles precisam olhar para a segurança dos pilotos”, seguiu.
 
Enquanto a F1 conta com o halo como uma proteção de cockpit, a Indy tem testado sua própria versão. O windscreen está passando por testes de balística após Scott Dixon e Josef Newgarden darem retornos positivos após correrem com a peça em seus carros. A data de estreia ainda não foi definida.
 
Para a temporada 2018, o certame norte-americano ainda fez mudanças como tirar a cobertura dos pneus traseiros para diminuir a chance de grandes detritos irem para a pista. Sobre o halo, não foi adotado, pois atrapalharia a visão em ovais.

Não demorou para que as respostas começassem a surgir nas redes sociais. Graham Rahal, que está em sua 11ª temporada na Indy, e atualmente defende a RLL, deixou sua opinião sobre as palavras de Massa. “É um pouco mais fácil fazer coisas quando se tem um orçamento de $ 100 mi por ano, novo chassi todo ano. A Indy está trabalhando duro, o novo windscreen não vai apenas funcionar bem, mas também vai ser muito melhor esteticamente”, comentou.
 

“Para corridas em oval você precisa da visão 100% livre, o halo não nos daria isso. Também perceba que as aberturas permitiram que detritos entrassem no carro, o novo windscreen vai parar isso”, encerrou.

 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.