Verstappen aponta para “desgaste dos pneus” e espera “batalha difícil” na Bélgica

Max Verstappen aprovou desempenho da Red Bull durante a classificação deste sábado (27), mas deixou claro que as condições de pista no domingo serão "bem diferentes" para GP da Bélgica

Max Verstappen até marcou o tempo mais rápido da classificação do GP da Bélgica, realizada neste sábado (27), mas terá de largar apenas em 11º após perder dez posições no grid de largada por trocar o motor do RB20. Com previsão de clima seco para a corrida em Spa-Francorchamps, o neerlandês apontou que o desgaste dos pneus terá um papel fundamental na disputa contra rivais.

Quem se beneficiou da queda do tricampeão na tabela foi Charles Leclerc, da Ferrari, que apresentou um ótimo desempenho em pista molhada e cravou 1min53s754, em segundo, 0s595 atrás da marca do piloto taurino. Logo ao lado, na primeira fila, o monegasco terá o pressionado Sergio Pérez, que espera subir no degrau mais alto do pódio neste fim de semana.

Verstappen, por sua vez, falou após o fim das atividades de pista sobre o que achou da classificação e também o que espera da 14ª etapa da temporada 2024 da Fórmula 1, quando terá de escalar o pelotão e minimizar os danos na disputa pelo Mundial de Pilotos.

“Foi uma boa classificação. Felizmente, o tempo estava bom, chovendo um pouco, mas ainda conseguimos fazer uma classificação decente”, começou Max. “Tudo funcionou muito bem. Conseguimos fazer boas voltas com todos os conjuntos de pneus que utilizamos. Estava pensando sobre o Q3, não sabia se a pista ia secar ou não, então estava tentando deixar dois conjuntos novos para o Q3, e, felizmente, passamos pelo Q1 e Q2”, continuou.

Max Verstappen larga em 11º na Bélgica (Foto: Red Bull Content Pool)

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: LEIA TAMBÉM: Renault confirma saída da F1 ao final de 2025 e abre caminho para união Alpine-Mercedes

“Estou muito feliz. O carro estava funcionando muito bem em pista molhada. Tentei completar voltas da maneira mais limpa possível, o que é sempre complicado”, acrescentou. No entanto, Verstappen foi claro ao dizer que as condições para a corrida serão diferentes.

“Mas amanhã, claro, sei que será um dia bem diferente: mais quente e provavelmente sem chuva. O desgaste dos pneus terá um papel importante, e apenas precisamos nos certificar de que conseguiremos ir bem nesse quesito. Sei que vou ter de perder dez posições no grid, então fiz o melhor que poderia hoje. Não sei o quão rápido seremos, mas espero que possamos estar na disputa e avançar no pelotão”, destacou o #1, antes de alertar para os perigos do circuito belga.

“A corrida pode ser perdida já na curva 1, então preciso ver o que acontece na largada, naturalmente, e apenas seguir a partir daí. É uma prova muito longa e que cobra muito dos pneus, apenas precisamos ter certeza de que vamos gerenciá-los da melhor maneira possível. Espero que consigamos ser competitivos amanhã”, apontou.

“Sei que hoje foi um ótimo dia, mas com pista molhada, e agora precisamos ser rápidos no seco amanhã. Vai ser uma batalha difícil. Tentaremos fazer o melhor que pudermos. Espero que possamos lutar contra a Ferrari e a Mercedes à frente e, se tivermos um pouco de sorte, talvez possamos desafiar a McLaren“, finalizou Verstappen.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Bélgica de Fórmula 1 e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após treinos livres e classificação, além de antes e depois da corrida. No domingo, os pilotos disputam a corrida em Spa-Francorchamps a partir das 10h (de Brasília, GMT-3).

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.