Verstappen chega a 15 vitórias, mas termina 2022 com vantagem menor que Vettel em 2013

Mesmo com menos pontos totais que Max Verstappen em 2022 anotados na temporada de nove anos atrás, Sebastian Vettel terminou com maior vantagem para o vice-campeão

TUDO SOBRE O GP DE ABU DHABI | Briefing

A temporada 2022 de Max Verstappen foi, sem qualquer sombra de dúvidas, uma das mais dominantes da história para um piloto na Fórmula 1. Pela primeira vez em todos os tempos, alguém venceu 15 corridas na mesma temporada. Verstappen confirmou o título com quatro corridas de antecedência! Mas teve uma coisa que não conseguiu: a maior vantagem para o vice-campeão na história.

Verstappen terminou o GP de Abu Dhabi do último fim de semana e a temporada com 454 pontos registrados em 22 corridas e mais três provas sprint. Um número impressionante. O vice-campeão, Charles Leclerc, chegou a 308. A diferença entre os dois foi de 146 pontos.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Max Verstappen venceu pela 15ª vez em 2022 (Foto: Red Bull Content Pool)

Sebastian Vettel, que se despediu da Fórmula 1 no fim de semana, contudo, guarda ainda consigo este recorde até que alguém consiga bater. No caminho para o tetracampeonato, em 2013, Vettel ganhou 13 das 19 provas da temporada e anotou 397 pontos também pela Red Bull. Menos que Verstappen em 2022, mas um número colossal para aquela quantidade de etapas.

Com isso e num cenário em que o companheiro Mark Webber além de McLaren, Ferrari e Lotus pontuavam bastante, fez com que a diferença para o vice-campeão fosse ainda maior. Fernando Alonso, então piloto ferrarista, alcançou 242 pontos e terminou a temporada 155 pontos atrás de Sebastian.

A vantagem de Vettel permanece como a maior em números brutos de todos os tempos da Fórmula 1. Antes da temporada 2010, números como esses jamais poderiam ser alcançados, visto que a vitória valia somente dez tentos. Durante muito tempo, chegou a ser ainda menos que isso. Na última temporada antes dos 25 pontos por vitória, 2009, Jenson Button comemorou a conquista mesmo anotando ao todo 95 pontos.

Paddockast #174: Qual a maior treta? Um ranking das brigas do GP de São Paulo
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.