Verstappen conquista pole do GP do Japão e vai ao domingo com duas mãos no bi da F1

Max Verstappen confirmou o favoritismo que tinha para a classificação e conquistou a pole-position em Suzuka. Agora, está perto do título no domingo

TUDO SOBRE A CLASSIFICAÇÃO DO GP DO JAPÃO DE FÓRMULA 1 | Briefing

De volta ao Japão após três anos, a Fórmula 1 tomou a pista de Suzuka na manhã deste sábado (8) para definir o grid de largada da corrida que tem condições de definir o título mundial de 2022 a favor de Max Verstappen. E o que se viu foi muita força da Red Bull. Na pista seca e sem qualquer chance de chuva, diferente do que aconteceu na sexta-feira, Verstappen tomou conta das ações com os pneus macios e conquistou a 18ª pole-position da carreira na F1.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Desta maneira, o líder do Mundial e campeão vigente dá um enorme passo para realmente encerrar matematicamente a briga pelo título e fazer algo que somente cerca de uma dezena de pilotos conseguiram em todos os tempos: conquistar títulos em anos consecutivos. Para fechar a conta sem depender de qualquer outro resultado, precisa vencer e fazer a volta mais rápida no domingo.

Ainda há uma questão que fica para as horas posteriores da classificação. Na primeira parte do Q3, Verstappen tentava esquentar os pneus da Red Bull e estava mais lento na pista. Lando Norris vinha preparando uma volta rápida, porém, e, quando os carros se encontraram, o inglês teve de jogar o carro para fora da pista para evitar colidir. Os comissários ficaram de avaliar o incidente depois da classificação.

De qualquer maneira, jamais pareceu que a Red Bull seria superada, ainda que Charles Leclerc tenha terminado, no fim das contas, somente 0s010 atrás e na segunda colocação. Carlos Sainz e Sergio Pérez vêm logo atrás, seguidos por um restante de top-10 que ainda conta, nesta ordem, com Esteban Ocon, Lewis Hamilton, Fernando Alonso, George Russell, Sebastian Vettel e Norris.

Detalhe para Vettel, que passou tanto do Q3 para o Q2 quando do Q2 para o Q1 na bacia das almas e aproveitar para reafirmar que tem em Suzuka a pista favorita na Fórmula 1. “Uma pista como nenhuma outra”, disse, enquanto fazia a nona colocação enquanto o companheiro de equipe sequer foi além do Q1.

O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP do Japão de Fórmula 1. No domingo, a largada está marcada para as 2h [de Brasília, GMT-3].

Max Verstappen tem a faca e o queijo na mão para fechar o campeonato no domingo (Foto: Red Bull Content Pool)

Confira como foi a classificação:

Após uma manhã insana no Japão, com as confirmações da ida de Pierre Gasly para a Alpine e de Nyck de Vries na AlphaTauri para 2023, a Fórmula 1 finalmente encontrou a pista seca para realizar atividades com pneu slick. O recado que o terceiro e último treino livre deu foi que Max Verstappen e a Red Bull tinham certa vantagem na luta sobretudo pela pole-position.

No momento em que a luz verde apareceu no pit-lane e permitiu o começo da classificação, precisamente às 15h locais [3h de Brasília, GMT-3], a chance de chuva era nenhuma em Suzuka. A temperatura ambiente estava em 19°C, enquanto a o asfalto se encontrava com 26°C. Tudo bastante ameno para os carros aceleraram.

Pierre Gasly ficou muito irritado com a equipe (Foto: AlphaTauri)

Q1 – Gasly sofre com problema de freios e dá chilique com AlphaTauri

Pit-lane aberto e pista ocupada. Yuki Tsunoda, piloto da casa, foi o primeiro a acelerar em frente aos fãs, enquanto Nicholas Latifi e Gasly vieram a reboque. Na Ferrari, Charles Leclerc saía do carro, enquanto isso, e a equipe seguia mexendo no bólido embora o relógio já jogasse contra.

Assim como foi o primeiro a tomar a pista, Tsunoda foi quem virou volta rápida antes de todo mundo: 1min31s631. Mesmo assim, os primeiros seis minutos da classificação eram extremamente modorrentos. Só aí que mais gente resolveu aparecer, como Max Verstappen, Sergio Pérez, Carlos Sainz, Lewis Hamilton e George Russell.

Quando deu volta rápida, Verstappen atingiu 1min30s224 e passou para a primeira colocação. A Mercedes, detalhe importante, saíra de pneus médios para o primeiro stint do Q1. Leclerc finalmente aparecia na pista após oito minutos.

Com dez minutos de Q1 passados e apenas oito pela frente, apenas 13 pilotos tinham dado voltas rápidas e estavam no relógio. Conforme esse número aumentava, as duplas de Alpine e Williams ficaram para o fim. Fernando Alonso acabou sendo o penúltimo a ter tempo cronometrado e pulou para o quarto lugar quando fez isso. Alexander Albon chegou a abrir volta, mas teve o tempo cancelado por desrespeitar limites de pista.

Com todo mundo no relógio e ainda relativamente longe dos minutos finais, a Mercedes tinha Hamilton na zona de eliminação e Russell na beirada. Estava na cara que teria de colocar pneus macios.

Problemas para a AlphaTauri! Gasly avisou no rádio, um tanto quanto irritado, que tinha problemas nos freios. Por isso, então, que ocupava a última colocação. “Que merda está havendo?”, questionou. Segundos depois, Tsunoda também sofria com os freios e ia travando o carro pela pista. Dificuldade atroz da equipe italiana.

Sebastian Vettel escapou por pouco do Q1 com a Aston Martin (Foto: Aston Martin)

Somente com pouco mais de três minutos para o fim é que a Mercedes completou volta rápida com pneus macios e, aí, escapou tranquilamente das últimas colocações. Não que tenha sido brilhante, porque George foi ao sexto posto e Lewis, ao oitavo. Mas estavam fora de perigo.

Apenas dois minutos pela frente e a zona de corte contava com Guanyu Zhou, Kevin Magnussen, Sebastian Vettel, Latifi e Albon, esse ainda sem tempo.

Mas Vettel abriu volta e fez o décimo tempo momentâneo. Ainda faltava quase todo mundo a dar uma última volta, contudo. E foi por pouco! O tetracampeão ficou bem na beirada, no 15º lugar, e se salvou.

Pior para Albon, que foi o último a cruza a chegada e ficou como o primeiro eliminado, no 16º lugar. Gasly foi o 17º, sem conseguir superar os problemas de freio que acabaram vencidos, de certa forma, por Tsunoda. O francês ficou ensandecido reclamando com a equipe. Kevin Magnussen, Lance Stroll e Latifi foram os outros eliminados, precisamente nesta ordem.

Sergio Pérez foi o mais veloz do Q2 (Foto: Red Bull Content Pool)

Q2 – Vettel faz milagre com Aston Martin e classifica para parte final da tomada de tempos

Antes do começo da parte intermediária da tomada de tempos, um detalhe climático: o dia, antes totalmente nublado, abriu um tanto e o sol apareceu sobre a pista de Suzuka. Ninguém a fim de perder tempo, então o traçado longo encheu.

Sainz saiu na frente, reconheceu o sol e ainda fez a primeira volta mais competitiva. Mas o 1min30s444 do espanhol durou quase nada na dianteira. Verstappen, sem negociar, cravou 1min30s346 e tomou a posição.

Leclerc andava em terceiro, seguido por Esteban Ocon e Daniel Ricciardo, com Alpine e McLaren. Após cinco minutos e com dez pela frente, a pista estava lotada com todos os 15 carros.

Ao longo daquele primeiro stint de voltas rápidas, Lando Norris abria a lista dos que estavam abaixo da nota de corte. Com ele, Vettel, Zhou, Mick Schumacher e Tsunoda. Aí, a pista esvaziou, com as equipes decidindo, como tradicionalmente acontece, trabalhar nos carros para a tentativa da volta derradeira, nos últimos minutos.

Os carros voltaram a sair à pista com três minutos e meio para o fim da sessão. Na hora da verdade, Vettel fez como no Q1 e acertou um voltaço. O alemão, que nunca escondeu o apreço que tem pela pista em que conquistou o bicampeonato mundial, em 2011, entrou de mala e cuia no top-10.

As voltas melhoravam rapidamente, e Ricciardo, que antes aparecia no quinto lugar, despencava. Sem melhorar a volta, o australiano caiu posição a posição e estava na beirada quando o último a rodar, Russell, estava na pista. Era um contra o outro, e o inglês levou a melhor.

Desta feita, Ricciardo foi eliminado com a 11ª posição, seguido por Valtteri Bottas, Tsunoda, Zhou e Schumacher. Lá na frente, Pérez ainda bateu Verstappen, que nem foi à pista, e liderou.

Max Verstappen conquista o bi mundial no domingo? (Foto: Red Bull Content Pool)

Q3 – Verstappen confirma favoritismo e faz pole. Mas incidente com Norris preocupa

A Red Bull saiu na frente para a parte final da classificação, mesmo sendo favorita, para aproveitar o começo da atividade. Junto dela, Ferrari e Ocon embarcaram.

Verstappen rapidamente virou 1min29s304 e saltou para a frente de maneira confortável, porque Leclerc, em segundo, era 0s253 mais lento.

Uma questão na sequência, porém, foi que Verstappen jogou o carro em cima de Norris enquanto abria a volta e forçou o inglês a sair da pista. Em seguida, surgiu a notícia: seria investigado depois da classificação.

Depois de todo mundo dar uma volta, Vettel aparecia na sexta colocação. Na saída para a pista para as últimas voltas, mandou uma mensagem no rádio. “Uma pista melhor que o resto”, disse e elogiou o trabalho da Aston Martin.

Na hora da decisão, Sainz e Pérez melhoraram os tempos que tinha, bem como Leclerc, mas nenhum deles conseguiu ameaçar Verstappen para valer. O holandês nem precisou melhorar o tempo para ficar com a pole.

Leclerc completa a primeira fila, enquanto Sainz, Pérez, Ocon, Hamilton, Alonso, Russell, Vettel e Norris completaram a fila.

F1 2022, GP do Japão, Suzuka, Grid de Largada:

1M VERSTAPPENRed Bull RBPT1:29.304 
2C LECLERCFerrari1:29.314+0.010
3C SAINZFerrari1:29.361+0.057
4S PÉREZRed Bull RBPT1:29.709+0.405
5E OCONAlpine1:30.165+0.861
6L HAMILTONMercedes1:30.261+0.957
7F ALONSOAlpine1:30.322+1.018
8G RUSSELLMercedes1:30.389+1.085
9S VETTELAston Martin Mercedes1:30.554+1.250
10L NORRISMcLaren Mercedes1:31.003+1.699
11D RICCIARDOMcLaren Mercedes1:30.659+1.355
12V BOTTASAlfa Romeo Ferrari1:30.709+1.405
13Y TSUNODAAlphaTauri RBPT1:30.808+1.504
14G ZHOUAlfa Romeo Ferrari1:30.953+1.649
15M SCHUMACHERHaas Ferrari1:31.439+2.135
16A ALBONWilliams Mercedes1:31.311+2.007
17P GASLYAlphaTauri RBPT1:31.322+2.018
18K MAGNUSSENHaas Ferrari1:31.352+2.048
19L STROLLAston Martin Mercedes1:31.419+2.115
20N LATIFIWilliams Mercedes1:31.511+2.207
  Tempo 107%1:35.555+6.251
Paddockast #168: Nem corrida caótica salva mais: onde foi que a F1 2022 errou?
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.