Verstappen defende Pérez e culpa RB20 por “2024 difícil”: “Também não gostei do carro”

Max Verstappen aliviou para Sérgio Pérez e responsabilizou RB20 por temporada difícil para os pilotos da Red Bull em 2024

Max Verstappen passou um pano para a temporada de Sérgio Pérez — mais uma em que termina muito atrás do companheiro na Red Bull. Enquanto o neerlandês já garantiu o tetracampeonato em 2024, o mexicano é somente o oitavo no campeonato, sem vitórias e pódios desde o GP da China, em abril. O #1, no entanto, responsabilizou o RB20 pelo desempenho nesta temporada.

O início de 2024 indicava que teríamos uma releitura do campeonato do ano passado, que foi dominado pela Red Bull. Nas cinco primeiras etapas, o time de Milton Keynes venceu quatro vezes com Verstappen, com Pérez subindo ao pódio nestas ocasiões — Bahrein, Arábia Saudita, Japão e China. A única exceção foi no GP da Austrália, quando o neerlandês abandonou e o #11 não conseguiu nada além do quinto lugar na corrida vencida por Carlos Sainz.

A queda da Red Bull coincidiu com o anúncio da saída de Adrian Newey, dias antes do GP de Miami. A partir de então, o britânico, que vai para a Aston Martin, foi apartado das reuniões de engenharia. Naquele final de semana, Lando Norris alcançou a primeira vitória da carreira e se tornou uma ameaça da Verstappen no campeonato.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: LEIA TAMBÉM: Norris x Leclerc, McLaren x Ferrari: o que ainda está em jogo na reta final da F1 2024

Max Verstappen (Foto: AFP)

Por mais que Max tenha assegurado o quatro título consecutivo, o, agora, tetracampeão enfrentou um incomodo jejum de dez corridas sem vitórias, entre os GPs da Espanha e de São Paulo. Um claro indicativo de que o RB20 não tem o mesmo desempenho do antecessor.

“Sempre nos falamos e conversamos para tentar melhorar. Também não gostei do carro na maior parte da temporada em termos de condução, mas temos de lidar com isso, tentar superar as dificuldades. Debater com os engenheiros como podemos melhorar essa situação e é isso o que fizemos”, disse Verstappen.

“A condução do carro ficou melhor nas últimas etapas, mas ainda falta desempenho para vencer corridas. É assim que as coisas são. Precisamos encontrar performance. Tem sido uma temporada difícil, acho, para nós dois em termos de pilotagem em alguns lugares”, encerrou.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP do Catar, em Lusail, e transmite classificações e corridas em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no YouTube. Depois das atividades de cada dia, debate tudo o que aconteceu no Briefing. Na sexta-feira (29), às 14h30 (de Brasília, GMT-3), os pilotos realizam a classificação sprint. No sábado (30), retornam para a largada da prova curta às 11h. Em seguida, às 15h, disputam a classificação. Por fim, a largada da corrida no Catar será no domingo (1), às 13h.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.