Verstappen elogia mudança de regulamento na F1 2022: “Corridas melhoraram”

Max Verstappen disse em entrevista com presença do GRANDE PRÊMIO que acredita que as corridas da Fórmula 1 melhoraram em 2022, ainda que siga sendo difícil ultrapassar em determinados circuitos

A temporada de 2022 da Fórmula 1 viu a introdução de um novo regulamento com carros completamente diferentes. O retorno do efeito-solo nos bólidos trouxe efeitos inesperados, como foi o caso do porpoising, e tinha como premissa permitir que os veículos pudessem se acompanhar mais próximos uns aos outros, abrindo mais oportunidades para ultrapassagens.

Ainda que o efeito positivo tenha sido visto em determinadas corridas, em algumas pistas o número de manobras seguiu baixo. Para Max Verstappen, campeão em 2022 e vencedor de 15 das 22 etapas do ano, o nível das corridas melhorou. Contudo, o holandês reconhece que alguns traçados seguem sendo mais complicados e que é possível melhorar ainda mais no futuro.

“As corridas melhoraram”, afirmou Verstappen durante coletiva de imprensa no GP de São Paulo com presença do GRANDE PRÊMIO. “Algumas pistas são melhores que outras, em algumas continua muito difícil de ultrapassar — não importa o carro que você tenha”, reconheceu o piloto da Red Bull.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Max Verstappen viu melhora nas corridas em 2022 (Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio)

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

“Acho que esse era o objetivo principal da F1, mas é claro que as coisas podem ser melhoradas no futuro. Os carros são muito rígidos no momento, mas num geral, tem sido muito bom”, concluiu Verstappen, que terminou aquele fim de semana apenas na sexta colocação.

Para a próxima temporada, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) fez pequenas mudanças no regulamento para evitar o porpoising e também estuda diminuir as zonas de DRS em alguns circuitos em que a asa móvel se tornou poderosa demais.

A temporada de 2023 da Fórmula 1 se inicia no dia 5 de março, com o GP do Bahrein.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.