Verstappen explica abandono na Austrália: “Foi como guiar com freio de mão puxado”

Max Verstappen falou após o abandono na Austrália que assim que as luzes se apagaram na largada, o freio traseiro direito simplesmente travou

Um problema nos freios tirou Max Verstappen do GP da Austrália deste domingo (24). O neerlandês explicou após o abandono que começou a sentir algo estranho no carro ainda na largada e comparou a sensação com “pilotar com o freio de mão puxado”.

Assim que as luzes vermelhas se apagaram, Verstappen, então na pole-position, conseguiu defender a primeira posição, mas explicou em entrevista à emissora britânica Sky Sports que “o freio traseiro direito simplesmente travou”.

“Isso causou danos e continuou piorando. Basicamente, estava pilotando com o freio de mão puxado”, detalhou o piloto da Red Bull.

Assim que o uso do DRS foi autorizado, Carlos Sainz, segundo colocado, não teve dificuldades para passar o RB20 #1. Pelo rádio, Verstappen avisava ao engenheiro que o carro estava saindo de traseira, mas ainda conseguiu acompanhar o #55 da Ferrari. Só que não por muito tempo.

Max Verstappen vê fogo na traseira e tem de abandonar GP da Austrália (Vídeo: Sky Sports/F1 TV)

“Por isso o carro parecia muito estranho de pilotar em algumas curvas. Era muito rápido, nas voltas indo para o grid, estava realmente perfeito, e eu estava satisfeito com o que estávamos fazendo. Mas se um freio estiver agarrado, não ajuda”, lamentou.

Foi o primeiro abandono de Verstappen em dois anos. Coincidentemente, a última vez que o tricampeão deixou uma corrida por problemas no carro foi também na Austrália, em 2022.

Fórmula 1 retorna com a temporada 2024 em duas semanas, entre os dias 5 e 7 de abril, com o GP do Japão, em Suzuka.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente:Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.