Verstappen explica gestão de pneus em Miami e admite: “Sempre me sinto invencível”

Max Verstappen ressaltou competição forte, mas admitiu se sentir sempre "invencível" na Fórmula 1 e explicou estratégia de pneus que rendeu vitória após largar em 9º em Miami

Após mais uma exibição de gala no último domingo (7), saindo do nono lugar para pulverizar todos os adversários à sua frente em busca da vitória no GP de Miami, Max Verstappen admitiu que se sente invencível na Fórmula 1. Apesar disso, o bicampeão mundial e líder do campeonato ressaltou que isso não impede outros pilotos de alcançarem níveis muito próximos em alguns finais de semana, o suficiente para levarem vantagem em alguns momentos sobre o holandês.

“Eu sempre me sinto invencível”, reconheceu. “Mas às vezes, outras pessoas também têm um dia realmente bom e podem se equiparar a você, estar à sua frente. Acho que o importante é tentar estar próximo de 100% de perfeição em todas as vezes. No geral, esse fim de semana não foi perfeito, mas é uma longa temporada — então, sempre tento estar o mais perto possível da perfeição”, ressaltou.

Como não poderia deixar de ser, Verstappen abordou o absurdo gerenciamento que fez com os pneus duros, que duraram mais de 40 voltas na pista de Miami. O holandês explicou que a primeira parte de sua corrida foi focada em entender o comportamento dos compostos, justamente o que lhe permitiu acelerar sem preocupações no momento de abrir vantagem para Sergio Pérez antes do pit-stop.

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Pérez até tentou resistir, mas Verstappen não tomou conhecimento do companheiro para vencer mais uma (Foto: Red Bull Content Pool)

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“Foi melhor do que o esperado, eu acho. Nós estávamos tentando analisar como eles se comportariam no início, e até a metade daquele stint, não tínhamos certeza”, explicou Verstappen. “Foi por isso que acabei ficando mais lento do que poderia ser, mas isso também me ajudou a ser mais rápido no fim”, destacou o bicampeão.

“Foi por isso que pude aumentar minha diferença [em relação a Pérez] novamente, e isso garantiu minha corrida — porque, obviamente, depois que fiz o pit-stop, voltei 1s5 atrás. Com os pneus novos, você sabe que consegue ultrapassar”, afirmou.

Por fim, o vencedor da corrida negou ter feito algum trabalho específico em relação à gestão dos pneus e disse enxergar, há algum tempo, o bom trato dos compostos como uma característica sua.

“As pessoas dizem isso, mas nunca entendi realmente o motivo”, admitiu. “Acho que eu sempre fui bom no trato com os pneus, mas são margens muito pequenas. Você tenta cuidar bem dos pneus, mas é claro, em algumas corridas, o plano se sai melhor do que em outras”, completou.

A próxima parada da Fórmula 1 acontece entre os dias 19 e 21 de maio, com o GP da Emília-Romanha, e o GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento.

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