Verstappen explica importância de “neutralidade” em ano de primeiro título na F1

Max Verstappen afirmou que pensamento "nem positivo, nem negativo" foi chave para conquista de título mundial na F1 e afirmou que já se sentiu confortável no primeiro contato com o carro

VERSTAPPEN CAMPEÃO SOBRE HAMILTON: TUDO SOBRE A F1 2021 | Paddock GP #272

A batalha pelo título da Fórmula 1 em 2021 foi uma das mais dramáticas da história da categoria, com Red Bull e Mercedes brigando a cada palmo dentro e fora das pistas ao longo de 22 corridas. Max Verstappen e Lewis Hamilton chegaram empatados em pontos na última etapa do ano, em Abu Dhabi, e o holandês saiu vencedor após um resultado polêmico. De acordo com o agora campeão do mundo, as sensações ao longo do ano foram distintas, mas o primeiro contato que teve com o RB16B lhe deu certa tranquilidade para iniciar o ano.

“Eu sempre me mantive muito neutro, porque você não sabe o que os outros estão fazendo o quanto estão escondendo”, disse Verstappen. “Mas acho que o lado positivo foi que encontrei um bom equilíbrio no carro [durante os testes de pré-temporada] e estava me sentindo muito confortável”, explicou.

Verstappen relembrou a estreia da temporada, no GP do Bahrein, quando quase conseguiu ultrapassar Hamilton para vencer na primeira corrida de 2021. De fato, o holandês até passou, mas precisou devolver a posição por ter excedido os limites de pista. Max disse que foi difícil saber as reais condições do carro, pois poderia ser um desempenho atípico pelas características do traçado de Sakhir.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Red Bull fez muita festa para comemorar título de Max Verstappen (Foto Red Bull Content Pool)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

“Na primeira corrida, pareceu muito bom. Mas novamente, foi algo como ‘talvez seja só a pista’, porque ao longo da temporada você tem algumas pistas em que o carro vai se sair melhor do que em outras”, pontuou. “Acho que o que foi muito importante desse ponto em diante foi me manter neutro, não ser muito positivo ou negativo — sempre fiquei no meio”, afirmou.

Por fim, Verstappen destacou o equilíbrio no topo da tabela, em que era impossível saber qual piloto venceria a próxima corrida. Para se ter uma ideia, o campeão mundial não chegou uma vez sequer em terceiro lugar: foi primeiro ou segundo em todas as corridas do ano que não abandonou, exceto a Hungria — terminou em nono com um carro bastante avariado após ser abalroado por Valtteri Bottas na largada.

“Era difícil [de dizer] porque eu estava na liderança, e depois de volta em segundo, em seguida na liderança de novo”, comentou. “Nunca existiu um ponto em que pensei: ‘Tudo bem, está garantido [o título]’, porque a cada corrida eu poderia ganhar ou ser segundo. Foi tudo sobre ter atenção aos detalhes para saber como fazer a diferença em termos de vencer ou ser o segundo”, encerrou o campeão mundial.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.