Verstappen desbanca dupla da Mercedes, lidera TL2 na Bélgica, mas bate no fim
Max Verstappen fechou os trabalhos desta sexta-feira com o melhor tempo dos treinos livres em Spa-Francorchamps. O holandês ainda bateu nos minutos finais da sessão
O treino livre 2 do GP da Bélgica terminou com acidente. E logo com o líder da sessão, Max Verstappen. O holandês virou 1min44s472 na atividade da tarde desta sexta-feira (27) em Spa-Francorchamps depois de desbancar Valtteri Bottas e Lewis Hamilton, da Mercedes, segundo e terceiro, respectivamente. Mas a dois minutos para o fim, o holandês escapou de traseira e estampou seu carro na barreira de proteção na saída da curva Malmedy. Na prática, foi o fim da sessão no circuito belga.
Fernando Alonso, que teve voltas exibidas pela transmissão oficial da Fórmula 1 em uma câmera onboard acoplada em seu capacete, foi o quarto colocado com a Alpine, sendo um dos grandes nomes da tarde, enquanto Pierre Gasly, que foi muito bem pela manhã, em terceiro, novamente andou bem com a AlphaTauri e fechou em quinto.
Relacionadas
Surpresa também foi a presença de Lance Stroll em sexto com a Aston Martin. Esteban Ocon, companheiro de equipe de Alonso, foi o sétimo, à frente de Sebastian Vettel, com a outra Aston Martin. Lando Norris, da McLaren, e Sergio Pérez, de contrato renovado com a Red Bull, fecharam a lista dos dez primeiros.
LEIA TAMBÉM
+Red Bull renova e mantém Pérez ao lado de Verstappen para temporada 2022 da F1
+Mick presta homenagem e usa capacete em alusão à estreia de Michael Schumacher na F1
+Aston Martin pôs combustível demais e deu ordem para Vettel queimar: o erro na Hungria
A Fórmula 1 retoma os trabalhos de pista neste sábado com o treino livre 3, a partir de 7h (de Brasília), enquanto a classificação está marcada para 10h. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades de pista do GP da Bélgica AO VIVO e em TEMPO REAL. Siga tudo aqui.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Saiba como foi o treino livre 2 do GP da Bélgica de F1
Assim como aconteceu no treino livre da manhã, a segunda sessão desta sexta-feira na Bélgica também começou com a pista úmida em alguns trechos do circuito de Spa-Francorchamps em razão da chuva minutos atrás. A temperatura ambiente era de 14ºC, com 19ºC no asfalto.
Não demorou muito e, também como aconteceu no TL1, Lando Norris foi o primeiro piloto a calçar pneus slicks. Com compostos duros, o piloto da McLaren foi quem primeiro marcou tempo nesta tarde na Bélgica: 1min48s219. Foi a senha para que os demais competidores voltassem à pista, também com os pneus slicks.
A sessão também teve pilotos com tempos deletados, como aconteceu com Carlos Sainz, que perdeu sua marca ao escapar e exceder os limites de pista da curva 9. Naquele instante, Nicholas Latifi, com a Williams, se colocava na liderança, com pneus médios, depois de superar as Alpine de Esteban Ocon e Fernando Alonso, que haviam superado Norris, assim como Daniel Ricciardo. O canadense tinha 1min46s198 como melhor marca.
Só que Valtteri Bottas, dono do melhor tempo pela manhã, foi novamente rápido em sua passagem e, na primeira volta à tarde, virou 1min44s513 com pneus médios. Novo líder do TL2 em Spa. Em seguida, Max Verstappen completou sua primeira volta, mas ficou bem atrás de Bottas, exatamente 0s614 mais lento que o finlandês. Já Lewis Hamilton andou bem mais próximo. O heptacampeão do mundo não chegou a superar o companheiro de equipe, mas ficou somente 0s031 atrás.
Pierre Gasly voltava a se destacar e, depois do top-3 pela manhã, era o quarto colocado, só atrás dos carros da Mercedes e da Red Bull de Verstappen. Já ‘Checo’ Pérez, de contrato renovado com a Red Bull, estava em décimo na primeira parte do treino.
Durante a transmissão, a Fórmula 1 exibiu uma volta inteira de Alonso ao volante do carro da Alpine por um ponto de vista diferente: uma câmera ao estilo Driver’s Eye, como já é tradição na Indy e na Fórmula E, mas novidade na Fórmula 1.
Em seguida, Verstappen, ainda com pneus médios, melhorou bem seu tempo e ficou a apenas 0s084 da marca de Bottas, enquanto Pérez subiu para quarto, ainda que bem distante dos líderes, com 0s891 de diferença para a ponta da tabela. O mexicano, no entanto, foi superado por Alonso e Sebastian Vettel, que calçaram pneus macios, os mais usados na segunda parte do treino.
Depois que calçou pneus macios, Verstappen tomou a liderança do treino com 1min44s472, enquanto Ocon rodou na saída da curva Fagnes, em incidente sem maiores consequências. O vencedor do GP da Hungria regressou no carro para os boxes.
Com 17 minutos para o fim, a bandeira vermelha tremulou em Spa-Francorchamps. Charles Leclerc, que estava apenas em 18º na tabela de tempos, escapou com o carro da Ferrari na zebra, perdeu o controle e bateu na barreira de pneus na curva Les Combes.
A sessão foi retomada com cerca de 10 minutos para o fim. Verstappen, Bottas e Hamilton voltaram à pista com pneus médios. Não restou tanto tempo assim para as equipes realizarem as habituais simulações de corrida, o que, na prática, fez com que não houvesse mudança na ordem da tabela.
Restavam cerca de 2 minutos para o fim quando Verstappen escapou de traseira na saída da curva Malmedy, rodou e bateu com a Red Bull na barreira de proteção. Foi o fim antecipado do TL2 do GP da Bélgica. Curiosamente, com Verstappen na frente.
Fórmula 1 2021, GP da Bélgica, Spa-Francorchamps, treino livre 2:
1 | M VERSTAPPEN | Red Bull Honda | 1:44.472 | 12 | |
2 | V BOTTAS | Mercedes | 1:44.513 | +0.041 | 14 |
3 | L HAMILTON | Mercedes | 1:44.544 | +0.072 | 13 |
4 | F ALONSO | Alpine Renault | 1:44.953 | +0.481 | 15 |
5 | P GASLY | AlphaTauri Honda | 1:44.965 | +0.493 | 17 |
6 | L STROLL | Aston Martin Mercedes | 1:45.180 | +0.708 | 14 |
7 | E OCON | Alpine Renault | 1:45.302 | +0.830 | 15 |
8 | S VETTEL | Aston Martin Mercedes | 1:45.336 | +0.864 | 16 |
9 | L NORRIS | McLaren Mercedes | 1:45.386 | +0.914 | 18 |
10 | S PÉREZ | Red Bull Honda | 1:45.404 | +0.932 | 13 |
11 | C SAINZ | Ferrari | 1:45.517 | +1.045 | 14 |
12 | Y TSUNODA | AlphaTauri Honda | 1:45.758 | +1.286 | 17 |
13 | A GIOVINAZZI | Alfa Romeo Ferrari | 1:45.789 | +1.317 | 16 |
14 | K RÄIKKÖNEN | Alfa Romeo Ferrari | 1:45.967 | +1.495 | 18 |
15 | D RICCIARDO | McLaren Mercedes | 1:46.118 | +1.646 | 14 |
16 | N LATIFI | Williams Mercedes | 1:46.198 | +1.726 | 17 |
17 | G RUSSELL | Williams Mercedes | 1:46.665 | +2.193 | 14 |
18 | C LECLERC | Ferrari | 1:46.836 | +2.364 | 13 |
19 | N MAZEPIN | Haas Ferrari | 1:47.335 | +2.863 | 14 |
20 | M SCHUMACHER | Haas Ferrari | 1:47.529 | +3.057 | 15 |
Tempo 107% | 1:51.785 | +7.313 |